CAE marca audiência para debater divisão dos royalties do petróleo e do gás



O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Aloizio Mercadante (PT-SP), anunciou que esse colegiado realizará na próxima terça-feira (15) uma audiência pública para discutir os critérios de repartição dos royalties provenientes da exploração de petróleo e gás.

VEJA MAIS

Durante o anúncio, feito nesta terça-feira (8), Mercadante destacou que foram convidados para o debate o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes; o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima; e o diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme de Oliveira Estrella.

Disputa por arrecadação

O requerimento para a realização dessa reunião, de autoria do próprio Mercadante e também do senador Renato Casagrande (PSB-ES), teve origem em outra audiência, realizada pela CAE no dia 25 de março, na qual um dos temas discutidos foi a divisão dos royalties. Na ocasião, estavam presentes os dois senadores e o presidente do IBGE. O instituto tem papel fundamental na questão, porque, quando uma jazida se estende por mais de um estado, é o IBGE que determina qual parcela das reservas - e, portanto, dos royalties - cabe a cada unidade da federação.

Além desse assunto, Mercadante ressaltou naquela audiência que precisa ser discutida a situação das reservas recentemente descobertas, como a do campo de Tupi. Como essa jazida se estende por mais de um estado, ele argumentou que, dependendo da escolha do local onde se decida abrir o respectivo poço, um estado poderá ser mais beneficiado que outro, já que tal decisão poderá afetar a distribuição dos royalties.

A audiência da próxima terça-feira será realizada a partir das 10h, na sala 19 da Ala Alexandre Costa.



08/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


ANP defende transição de dez anos para divisão dos royalties do petróleo

Mais duas novas alternativas para a divisão dos 'royalties' do petróleo estão em análise

Para Heráclito, Dilma Roussef precisa dizer o que pensa sobre a divisão dos royalties do petróleo

Senadores divergem quanto à divisão dos royalties do petróleo

João Pedro quer modificar divisão dos royalties do petróleo

Casagrande diz que Senado precisa rediscutir divisão dos 'royalties' do petróleo