Audiência pública vai discutir o caso Ford



A política comercial adotada nos últimos anos pela Ford do Brasil e que resultou no descredenciamento de mais de 300 revendedores em todo o país deverá ser discutida em audiência pública no Senado, ainda com data a ser marcada. Requerimento nesse sentido, de autoria dos senadores Linberg Cury (PFL-DF) e Lauro Campos (PDT-DF), foi aprovado nesta terça-feira (5), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Por sugestão de Cury, deverão ser convocados para debater o tema, representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da Secretaria de Direito Econômico, da Secretaria da Receita Federal, da Associação dos distribuidores da marca e da própria empresa.

Segundo os requerentes, a Ford foi a pioneira da indústria automobilística brasileira, chegando ao Brasil há 80 anos. E embora seja a mais antiga montadora brasileira, teve sua participação no mercado reduzida de 25%, no final dos anos 80, para cerca de 7%, atualmente.

"Ao mesmo tempo em que a Ford perdia clientes - afirmam os senadores pelo DF - a relação entre a montadora e seus revendedores foi-se deteriorando. A Ford, por imposição de cláusulas contratuais, detém hoje todo o poder sobre o destino de seus distribuidores, fixando preços abusivos e irreais, impondo volumes artificiais e insustentáveis para a aquisição de veículos e componentes, praticando vendas casadas e outros procedimentos que trazem prejuízo às revendas".

Lindberg e Lauro Campos entendem que essa política da empresa norte-americana resultou no fechamento de mais de 18 mil postos de trabalho em todo o país. Diante disso, e como se trata de uma empresa privada beneficiária de incentivos fiscais, os senadores consideram que ela deve explicações à sociedade, o que justifica a iniciativa da audiência pública aprovada nesta terça-feira.



05/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE promove na terça audiência pública sobre denúncias contra a Ford

CAS FAZ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O CASO ENCOL

CAS realiza audiência pública sobre o caso Geap

CFC faz audiência pública para discutir irregularidades no BNB

CFC faz audiência pública para discutir irregularidades no BNB

Audiência pública vai discutir apoio aos deficientes