CAE promove na terça audiência pública sobre denúncias contra a Ford
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) promoverá audiência pública nesta terça (18), a partir das 17h, para ouvir o presidente da Ford, seus ex-revendedores e representantes do Ministério da Justiça sobre denúncias de abuso de poder econômico da multinacional ao descredenciar dezenas de distribuidores de seus veículos. O requerimento para a audiência foi feito pelo senador Lindberg Cury (PFL-DF).
Foram convidados para o debate o presidente da Ford Motor Company Brasil, Antonio Maciel Neto, o presidente da Associação Brasileira dos ex-Distribuidores Ford, Humberto Ludovico, e representantes da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Em seu requerimento, Lindberg Cury pondera que a Ford começou a perder clientes no final dos anos 80, tendo passado de 25% do mercado nacional de veículos para apenas 7%. Nesse processo, a relação com os revendedores foi se deteriorando e, por imposição de cláusulas contratuais, a empresa detém atualmente -todo o poder sobre o destino de seus distribuidores-. Conforme o senador, a empresa fixa -preços abusivos e irreais, impondo volumes artificiais e insustentáveis para a aquisição de veículos e componentes, praticando vendas casadas e outros procedimentos que trazem prejuízo às revendas-.
14/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Presidente da Petrobras falará sobre denúncias em audiência pública na terça
Câmara dos Deputados promove audiência pública sobre Plano de Banda Larga nesta terça
Audiência Pública vai tratar das denúncias contra o GHC
CAS fará audiência pública para apurar denúncias contra Ministério da Saúde
Audiência pública vai discutir o caso Ford
Wellington vai pedir audiência pública para esclarecer denúncias contra a Abril feitas por Renan