Audiência revela ações para turismo de portadores de deficiências



Representantes de entidades do Poder Executivo expuseram ações para desenvolvimento e facilitação do turismo para pessoas portadoras de deficiência, em audiência pública conjunta realizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e pela Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência, vinculada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

A coordenadora-geral de Segmentação de Turismo, Jurema Monteiro, destacou o Manual de Orientações sobre Turismo e Acessibilidade, disponível na Internet e distribuído às 87 regiões com potencial turístico mapeadas pelo Ministério do Turismo. Ela lembrou que o tema "inclusão" é prioridade no Plano Nacional de Turismo 2007/2010.Jurema Monteiro citou ainda projeto piloto desenvolvido na cidade de Socorro (SP), que será o primeiro destino turístico brasileiro inteiramente preparado para o turista especial.

O diretor de Regulação e Gestão da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Carlos Morales, destacou o Programa Brasil Acessível, que enviou às 458 cidades brasileiras mais populosas e a 75 mil escolas e professores de engenharia e arquitetura de todo o Brasil uma coleção de livros com normas para facilitar a locomoção das pessoas portadoras de deficiência.

- É mais fácil fazer com que as barreiras não nasçam do que desfazê-las - afirmou.

Carlos Morales informou também que o Ministério das Cidades só avaliza financiamentos para frotas de ônibus que contemplem a acessibilidade.

O presidente da Subcomissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), pediu que as duas publicações fossem disponibilizadas aos senadores.

O representante do Ministério dos Transportes, Marcos Cordeiro de Souza Bandeira, afirmou que, embora a pasta se encarregue, prioritariamente, da infra-estrutura do setor, o Programa de Passe Livre de Transportes Interestaduais, que beneficia pessoas portadoras de deficiência, pode ser utilizado para favorecer o turismo. A conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), Maria Madalena Nobre, afirmou que as principais reivindicações das pessoas portadoras de deficiência são a adequação dos serviços turísticos, como a derrubada de barreiras físicas nos hotéis e cardápios em braile, por exemplo; a capacitação dos funcionários do setor para atender pessoas especiais; a uma maior oferta de oportunidades de trabalho na área de turismo para portadores de deficiência.

A coordenadora-geral daCoordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), vinculada à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Izabel Maior, afirmou que as facilidades para pessoas portadoras de deficiência poderão aumentar a lucratividade no setor, principalmente nos períodos de baixa estação. Ela sugeriu que a Agenda Social para as pessoas portadoras de deficiência, a ser anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo dia 21 - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência -, inclua as ações desenvolvidas pelo Ministério do Turismo.

Ao final da audiência, Azeredo parabenizou os expositores e também a equipe brasileira nos Jogos Parapan-Americanos, nos quais alcançou o primeiro lugar. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) defendeu maior informações sobre acessibilidade para os administradores locais. O senador Augusto Botelho (PT-RR), além de também parabenizar os expositores, agradeceu ao diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, por ter disponibilizado a tradução simultânea da audiência pública na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Botelho também informou que o senador Flávio Arns (PT-PR) não compareceu à audiência por estar em reunião na qual se tratava da distribuição de medicamentos brasileiros de alto custo. Coube a Azeredo anunciar que o senador Paulo Paim (PT-RS) enfrenta problema de doença na família e a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) não pôde estar em Brasília, motivos pelos quais se ausentaram da reunião. Além dos citados, estiveram presentes ao debate os senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Valdir Raupp (PMDB-RO).

28/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado e Confea unem-se para beneficiar portadores de deficiências

Habitação: CDHU sorteia 41 casas para portadores de deficiências em Jundiaí

Habitação: CDHU sorteia 41 casas para portadores de deficiências em Jundiaí

Habitação: CDHU sorteia 41 casas para portadores de deficiências em Jundiaí

Proposta de Alcântara cria mais empregos para portadores de deficiências

Azeredo quer transição, paridade e garantias para portadores de deficiências