Audiência vai examinar denúncias de tortura e esquartejamento de presos no ES



Denúncias de condições graves em presídios no Espírito Santo, como tortura e esquartejamento de presos e ausência de assistência médica e jurídica, devem ser analisadas em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

O colegiado aprovou nesta quinta-feira (12) requerimento do senador Magno Malta (PR-ES) convidando para a audiência representantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), da Secretaria de Justiça do Espírito Santo, do Departamento Penitenciário Nacional e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Magno Malta apresentou relatório sobre inspeção realizada no primeiro semestre de 2009 pelo CNPCP. O documento com os resultados da inspeção foi encaminhado ao Poder Legislativo para que "os representantes do povo brasileiro e dos estados da federação possam ter conhecimento das graves acusações que o CNPCP formula contra a administração carcerária do governo do Espírito Santo", como assinala o senador.

- São, de fato, gravíssimas as acusações, acompanhadas de farta documentação que, se não chega a provar integralmente os crimes, dá grande força à suspeita de que as acusações são verossímeis - afirma Magno Malta.

Como passo inicial, o senador sugeriu a realização de audiência pública para que a CDH "possa começar a desvelar as condições do sistema carcerário".



12/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


MPF processa quatro militares por assassinato e tortura de presos políticos

Prédios usados para tortura de presos políticos do RJ podem virar memoriais

Disque 100 vai receber denúncias de tortura

SENADORA QUER QUE CCJ ANALISE DENÚNCIAS DE TORTURA EM PRESÍDIOS BRASILEIROS

Comissão de Fiscalização vai examinar denúncias contra a Caixa

CMA deve examinar convocação de ministros para explicar denúncias