Comissão de Fiscalização vai examinar denúncias contra a Caixa



As relações entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e a empresa Veplan vão ser objeto de exame da Comissão de Fiscalização e Justiça. A partir de denúncia apresentada por Maria da Silva Lima, o presidente da comissão, senador Ney Suassuna, apresentou uma série de requerimentos solicitando à CEF que apresente toda a documentação relativa ao contrato e os comprovantes dos pagamentos realizados pela empresa. Segundo a denúncia, desde o ano de 1975 a Caixa realizou várias operações de crédito para a Veplan e os financiamentos nunca foram saldados. Os requerimentos foram aprovados pelo Plenário nesta terça-feira (dia 22) e serão encaminhados à Caixa.

De acordo com a denúncia apresentada, a Caixa Econômica Federal teria sido lesada em um contrato de locação envolvendo o Hotel Rio Palace, de propriedade da Veplan e negociado com o Grupo Accor. Metade do aluguel previsto no contrato deveria ser repassado para a CEF, para o BNDES e para o Banco Central, enquanto a outra metade ficaria com a própria empresa devedora. Maria da Silva Lima relata que a Caixa nunca recebeu qualquer quantia referente à parte da receita que lhe caberia.

A Comissão de Fiscalização e Controle do Senado requereu também da Caixa que apresente toda documentação referente à criação do Federal Cap, Federal Previ e do Federal Card, celebrado com a empresa Credicard. Solicitou ainda que a Polícia Federal na Paraíba remeta todas as informações referentes à ação penal que investiga as relações entre a CEF e a Credicard, segundo inquérito realizado na cidade de Campina Grande.

Na reunião desta terça-feira, a CFC decidiu ainda convidar o secretário especial da Agência de Desenvolvimento da Amazônia, José Diogo Cyrillo da Silva para prestar informações sobre a extinta Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Requerimento nesse sentido foi apresentado pelo senador Ney Suassuna (PMDB-PB). E por iniciativa do senador Luiz Otávio (sem partido-PA), a comissão quer que o Ministério da Saúde forneça as planilhas de custos e de receitas das empresas de medicina de grupo atuantes no Brasil. O senador considera que essas informações permitirão que se forme um juízo quanto a atuação dessas empresas.

A comissão também aprovou um total de 30 avisos relativos a decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) que, por força de lei, devem ser examinados pelo Senado.

22/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores da Comissão de Fiscalização e Controle ouvem presidente da Caixa sobre Gtech

Comissão fará apuração preliminar de denúncias contra Jader

Comissão que apura denúncias contra Jader terá prazo maior

Tuma coordenará os trabalhos da comissão que investigará denúncias contra Jader

Denúncias contra atuação do Ecad serão debatidas na Comissão de Educação

Audiência vai examinar denúncias de tortura e esquartejamento de presos no ES