Audiência vai tratar de ameaças do crime organizado contra juízes
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vai promover audiência pública para ouvir juízes federais sobre temas que estão preocupando a categoria, inclusive as ameaças que vêm sofrendo juízes federais criminais e suas famílias por parte de organizações criminosas. O requerimento apresentado pelo senador Aníbal Diniz (PT-AC) foi aprovado na reunião desta quarta-feira (16).
Será convidado para tratar desse e outros assuntos o presidente da Associação dos Juízes Federais (AJUFE), Gabriel de Jesus Tedesco Wedy. Entre os pontos a serem debatidos, está a reivindicação dos magistrados no sentido de que a Justiça Federal concentre a análise e julgamento de processos que envolvam transgressões aos direitos humanos, na condição de "prerrogativa única e exclusiva".Ou seja, que apenas a Justiça Federal possa analisar e julgar esses processos.
Aníbal Diniz disse que esteve com juízes federais em recente evento e julgou importante trazer os temas abordados para exame na comissão. Outro tema se relaciona a impasse em torno de questão remuneratória. Nesse caso, os juízes querem plena equiparação com os procuradores da República em relação ao reajuste dos subsídios.
Em data a ser definida, a audiência abordará ainda pleito para que seja ampliada a participação dos membros da magistratura nos Tribunais Regionais Eleitorais.
16/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Audiência vai tratar de ameaças contra juízes
Projeto que protege juízes de ameaças do crime organizado vai à sanção presidencial
Plenário aprova julgamento por grupo de juízes em ações contra crime organizado
Em debate, ameaça do crime organizado aos juízes federais
Plenário aprova criação de colegiado de juízes para decidir sobre crime organizado
CCJ retoma audiência para discutir repressão ao crime organizado