Audiências da CAS nesta semana vão debater drogas, doença falciforme e destino de pilhas e baterias
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza nesta semana três audiências públicas. A primeira, na terça-feira (23), às 10h, para debater ações preventivas de combate ao crack, álcool e outras drogas.
Para tratar do assunto, foram convidados o secretário de Defesa Social de Vila Velha (ES), Ledir da Silva Porto; o representante do Projeto Vem Viver, Everton Ramos; o deputado estadual do Rio Grande do Sul Mano Chances; e o presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA), Francisco José Pereira de Lima, mais conhecido como "Preto Zezé".
Doença Falciforme
O combate à doença Falciforme no Brasil será tema do debate da quarta-feira (24), às 9h, em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A doença é hereditária, caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante, que afeta um em cada mil brasileiros. Há vários tipos de doença falciforme, que variam quanto à gravidade, alguns causando sérios problemas e outros não.
Foram convidados oito especialistas para debater o assunto, entre eles o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o coordenador-geral da Federação Nacional das Associações de Doenças Falciformes (Fenafal), Altair Lira; e o diretor geral da Fundação Hemoba- Centro de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, Roberto Schindwein.
Pilhas e baterias
A última audiência da semana será no dia 25, a partir das 10h, para debater projeto de lei (PLS 714/07) de autoria do senador Gerson Camata (PMDB-ES), que dispõe sobre o recolhimento e o destino final de pilhas e baterias usadas.
De acordo com o projeto, a ser votado pela CAS em decisão terminativa , os estabelecimentos que comercializam pilhas e baterias deverão receber dos consumidores as unidades usadas, que deverão ser posteriormente recolhidas pelos fabricantes ou importadores. Para tanto, esses estabelecimentos ficarão obrigados a instalar coletores, em local visível e de fácil acesso aos consumidores.
O projeto estabelece, ainda, que o rótulo das pilhas e baterias deverá informar o consumidor sobre a correta devolução das unidades usadas.
Entre os 11 convidados para debater o tema, estão o coordenador do grupo de trabalho Resíduos de Equipamentos Eletrônicos, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), José Claudio Junqueira Ribeiro; o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade; o presidente da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Cidadania (Abradec), Erasmo Mario Jesus Martinez e a coordenadora executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Marilena Lazzarini.
22/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Doença falciforme é tema de audiência que o Senado realiza nesta manhã
Uso e descarte de pilhas e baterias tem novas regras
País já recolheu 8 milhões de pilhas e baterias
Papaléo defende controle de pilhas e baterias usadas
Aprovado projeto que trata do descarte de pilhas e baterias
SIMON PROPÕE CONTROLE SOBRE BATERIAS E PILHAS