Auditoria do TCU aprova recuperação da BR-319, ressalta Jefferson Praia



O senador Jefferson Praia (PDT-AM) informou que análise do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta a viabilidade da obra de pavimentação e recuperação da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). O relatório foi feito a pedido da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado.

- Diante dos recursos atualmente existentes, o que já leva em conta a hidrovia, a BR-319 abre uma possibilidade de transporte mais eficiente que a disponibilidade atual para uma grande variedade de cargas, sem impedir a utilização dos modais atualmente existentes.

Jefferson Praia explicou que o uso da BR-319 reduz o tempo de trajeto das mercadorias do Sudeste até Manaus, diante de todas as demais alternativas de transporte, à exceção do frete aéreo. A BR-319 oferece ainda uma redução de 20% nos custos em relação às hidrovias.

O relatório do TCU faz críticas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por impor condicionantes de política ambiental e fundiária que não dependem do órgão empreendedor da obra. O tribunal apoia a decisão da política pública que leva em conta, em primeiro lugar, o interesse público e os benefícios sociais, inclusive a própria possibilidade de fiscalização ambiental, com a pavimentação da BR, que se sobrepõe aos custos da obra, salientou o parlamentar.



10/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia comunica participação em simpósio sobre auditoria de obras públicas

Jefferson Praia ressalta espírito público de dona Ruth

Vaga de Jefferson Péres será ocupada por seu primeiro suplente, Jefferson Praia

'Ninguém poderia substituí-lo', diz Jefferson Praia sobre Jefferson Peres

Jefferson Praia destaca legado ético de Jefferson Péres

Jefferson Praia deverá assumir a vaga de Jefferson Péres