'Ninguém poderia substituí-lo', diz Jefferson Praia sobre Jefferson Peres




O senador Jefferson Praia (PDT-AM) ocupou a tribuna na noite desta quinta-feira (16) para prestar contas de sua atuação no Senado. Praia assumiu a vaga de senador quando da morte do titular do mandato, Jefferson Peres, em maio de 2008 - segundo suas palavras, "por uma surpresa cruel do destino".

- Recebi o dever ingrato e intimidador de suceder Jefferson Peres. Ninguém poderia substituí-lo - disse.

Jefferson Praia disse que procurou honrar seu antecessor no trabalho em favor da ética na política e dos interesses da Amazônia. Ele citou algumas das 87 proposições legislativas que apresentou no período nesse sentido, como o PLS 371/08, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para introduzir no currículo do ensino fundamental e médio a obrigatoriedade de estudos sobre a Amazônia.

Ele afirmou que o período que passou no Senado foi fundamental para seu amadurecimento como homem público e para que se firmassem algumas convicções a respeito de sua região.

- Em primeiro lugar, o papel insubstituível do pólo industrial de Manaus como alternativa vitoriosa de desenvolvimento sustentável. Em segundo, a urgência em se complementar as medidas de repressão a delitos ambientais tomadas por órgãos como o Ibama com providências que contemplem a qualificação técnica, profissional e social dos povos da floresta - disse.

Jefferson Praia foi aparteado por diversos senadores. Cristovam Buarque (DF), líder do PDT, observou que, de todos os senadores, Praia foi o que recebeu a tarefa mais difícil.

- Jefferson Peres foi uma das figuras mais marcantes desta Casa. Uma figura lendária, um verdadeiro ícone. Estaria orgulhoso de Vossa Excelência - disse.

Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que, ao aliar a luta pela preservação da floresta com o cuidado com o ser humano, Praia se comportou "exatamente como Peres". Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e Valter Pereira (PMDB-MS) afirmaram que Jefferson Praia honrou seu mandato.

Garibaldi Alves (PMDB-RN) o elogiou pela "luta incansável" em favor de sua região, ao passo que Marconi Perillo (PSDB-GO) disse que Jefferson Praia "soube dignificar o Senado".



16/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vaga de Jefferson Péres será ocupada por seu primeiro suplente, Jefferson Praia

Jefferson Praia destaca legado ético de Jefferson Péres

Jefferson Praia deverá assumir a vaga de Jefferson Péres

Jefferson Péres protesta: Senado poderia ter funcionado na terça à tarde

Jefferson Praia registra conferência de tecnologia sobre a Amazônia

Jefferson Praia registra estudo sobre mudanças climáticas