Augusto Botelho: 100 mil jovens começam a fumar todo dia no mundo



O senador e médico Augusto Botelho (PT-RR) lamentou em discurso nesta terça-feira (9) que os fabricantes de cigarros estejam direcionando suas estratégias de propaganda e marketing aos jovens, pois eles são mais suscetíveis aos apelos da publicidade. Por isso, a cada dia cerca de 100 mil jovens começam a fumar no mundo, o que é uma das maiores preocupações da Organização Mundial de Saúde.

Botelho lembrou que foi comemorado em 31 de maio o Dia Mundial sem Tabaco, quando organizações médicas de promoveram campanhas de advertências contra o vício e seus malefícios para a saúde. Neste ano, as campanhas apresentaram advertências visuais nos maços de cigarros e alertas sobre os riscos da fumaça em locais fechados para os não fumantes.

- Pesquisa divulgada no ano passado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro mostrou que o fumo passivo custa no Brasil cerca de R$ 37 milhões por ano, com gastos em atendimento médico e com previdência social - disse.

O senador aplaudiu uma iniciativa da Secretaria de Assistência Médica e Social do Senado para apoiar funcionários que quiserem deixar o vício. Além de esclarecimentos, a Secretaria está oferecendo gratuitamente um teste para detectar a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mais conhecida por DPOC.



09/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho alerta para aumento do câncer no Brasil e no Mundo

Jovens de todo o mundo vão participar de atividades culturais em BH

Beber todo dia é mais comum que fumar

Pesquisa do Inca diz que mulheres começam a fumar mais cedo

Augusto Botelho comemora um ano do PAC

Augusto Botelho: "PAC já é realidade em Roraima"