Augusto Botelho alerta para aumento do câncer no Brasil e no Mundo
O senador Augusto Botelho (PT-RR) fez um alerta em Plenário, nesta quinta-feira (26), para a possibilidade de crescimento do número de casos de câncer entre a população brasileira e mundial nos próximos anos.
Baseando-se em estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), Augusto Botelho informou que 84 milhões de pessoas poderão morrer em todo o mundo em decorrência de câncer nos próximos dez anos, caso não sejam implementadas medidas terapêuticas e preventivas adequadas. No Brasil, segundo ele, o crescimento da mortalidade devido a doença pode ser maior por falta de acesso a modernos recursos terapêuticos disponíveis em países desenvolvidos.
- Nessa questão da prevenção, aliás, a OMS afirma que 30% das mortes por tumores malignos, poderiam ser evitadas com medidas simples, como a adoção de uma dieta pouco calórica e a prática diária de atividades físicas. No Brasil, a incidência de tumores do esôfago, por exemplo, pode despencar 60% se a população seguir um modo de vida mais saudável - disse o senador, que é médico.
Do ponto de vista nutricional, de acordo com o senador, os principais fatores que aumentam as possibilidades de aparecimento da doença são o baixo consumo de fibras e altos níveis de gorduras no organismo. A dieta preventiva contra o câncer seria, explicou, aquela a base de frutas, verduras, legumes e grãos, e com baixa quantidades de gorduras e calorias.
O consumo do tabaco seria, de acordo com Augusto Botelho, o principal fator de risco para diversos tipos de câncer, e especialmente para o de pulmão.
Em apartes, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Augusto Botelho.
26/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Augusto Botelho alerta para volta da tuberculose
Augusto Botelho alerta para os perigos do diabetes
Augusto Botelho alerta para as conseqüências da biopirataria
Augusto Botelho alerta para as dificuldades da falta de crédito
Governo vem realizando esforços no combate ao câncer, diz Augusto Botelho
Augusto Botelho alerta para risco de epidemia de dengue em Roraima