Augusto Botelho alerta para elevado número de fumantes em Roraima



Em discurso nesta quarta-feira (2), o senador Augusto Botelho (PT-RR) disse estar preocupado com dados levantados em 2008 pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), segundo os quais 17,4% dos habitantes de Roraima, acima dos 18 anos, são fumantes. Ele afirmou que o número é tanto mais grave quando se considera a grande quantidade de informação que tem sido divulgada, ultimamente, a respeito dos males do tabaco.

Augusto Botelho lembrou que no estado de Roraima a lei que proíbe fumar em locais fechados vigora desde 1992, antes, inclusive da lei nacional, sancionada em 1996. Outra iniciativa citada por Botelho e que deveria, a seu ver, inibir o vício, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, quando são promovidas ações de esclarecimento, principalmente palestras em locais públicos e de grande concentração populacional.

Segundo informações colhidas pelo senador, que é médico, junto à coordenadora estadual de Controle do Tabagismo, Elen Oliveira, o governo estadual vai implantar um sistema de tratamento de fumantes, já que de todos os estados brasileiros, apenas Roraima e Amapá não dispõem deste instrumento. O programa propiciará apoio aos viciados em cigarro, com acompanhamento de psicólogos, pneumologistas, enfermeiros e assistentes sociais.

Augusto Botelho registrou outro dado nacional que considerou tão triste e alarmante quanto os dados de Roraima. De acordo com o que foi apurado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil morrem oito fumantes ativos e sete passivos por dia.

- Esses números mostram que o cigarro é um dos males mais graves da atualidade - lamentou o senador.



02/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho alerta para risco de epidemia de dengue em Roraima

Augusto Botelho alerta para alto número de crianças sem registro de nascimento

Augusto Botelho alerta que incêndios podem provocar nova catástrofe em Roraima

Emílio Ribas alerta para número elevado de diagnósticos de DSTs

Augusto Botelho comemora avanços para economia de Roraima

Augusto Botelho comemora transferência de terras para Roraima