Augusto Botelho alerta que incêndios podem provocar nova catástrofe em Roraima
O senador Augusto Botelho (PT-RR) alertou em discurso nesta terça-feira (4) que os incêndios que vêm sendo registrados em Roraima, neste período de seca e de temperaturas elevadas, poderão levar o estado a "enfrentar uma nova catástrofe", como a de 1998, quando boa parte dos campos e florestas foi destruída pelo fogo. Preocupado, o senador informou que a fumaça já impede a visibilidade das serras e dos campos. Uma parte da fumaça é normal do período de secas e a outra se deve às queimadas feitas pelos agricultores, para o preparo das terras destinadas ao plantio.
Ele pediu ao governo federal que aumente a ajuda à defesa civil e aos órgãos estatais que socorrem agricultores sem água para seus animais. Até agora, foram repassados R$ 15 milhões, que vêm sendo usados na construção de cacimbas, reconstrução de pontes de madeira queimadas e na perfuração de poços artesianos para atender pequenas comunidades.
Augusto Botelho lembrou que, no grande incêndio de 1998, que durou mais de quatro meses e só foi totalmente controlado com a volta das chuvas, as Forças Armadas foram mobilizadas para ajudar a eliminar os focos de fogo. Na época, o governo da Argentina enviou brigadas especializadas no controle de fogo na região dos Pampas - Roraima tem uma grande área de campos parecidos com os Pampas argentinos. A imprensa internacional fez grandes reportagens, destacando que se tratava do maior incêndio já registrado na Amazônia.
Conforme o senador, seis municípios do estado já declararam estado de emergência, no Sul e no Norte de Roraima. O governo estadual tem se mobilizado e propôs que os agricultores só lancem mão do fogo no preparo das terras depois de comunicarem a intenção às autoridades. Assim, pessoas treinadas poderão acompanhar as queimadas, evitando que elas saiam do controle, como em 1998, disse Augusto Botelho.
04/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Augusto Botelho pede ajuda do governo para combate a incêndios em Roraima
Augusto Botelho alerta para risco de epidemia de dengue em Roraima
Augusto Botelho alerta para elevado número de fumantes em Roraima
Augusto Botelho critica proposta de nova reserva em Roraima
Augusto Botelho critica proposta de criação de nova reserva em Roraima
Augusto Botelho: "PAC já é realidade em Roraima"