Augusto Botelho critica proposta de criação de nova reserva em Roraima
O senador Augusto Botelho (PT-RR) voltou a criticar a proposta de criação do Parque Nacional do Lavrado, que constituiria uma nova reserva no estado de Roraima. Ao discursar em Plenário nesta quarta-feira (3), ele afirmou que essa medida prejudicará os agricultores que vivem e trabalham em Serra da Lua, região que está dentro do parque proposto.
Segundo o parlamentar, muitos desses agricultores se mudaram para Serra da Lua depois de serem expulsos da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Ele disse que "a maioria deles são pequenos produtores que têm quinhentas, cem, quarenta ou trinta cabeças de gado e vivem da agricultura familiar".
- Tirar de novo de suas terras pessoas que já haviam sido tiradas de Raposa Serra do Sol é brincar com o povo da minha terra - protestou, acrescentando que "parece que querem acabar com meu estado".
O senador sugeriu que, em vez de se criar uma nova reserva para a preservação do lavrado (que ele descreveu como uma espécie de "cerrado com menos árvores"), tal reserva poderia ser criada dentro das reservas indígenas já existentes, "inclusive porque o Supremo Tribunal Federal já observou que não há incompatibilidade entre preservação e área indígena".
03/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Augusto Botelho critica proposta de nova reserva em Roraima
Augusto Botelho repudia criação de reserva em Roraima
Augusto Botelho protesta contra suposta tentativa de criação de reserva em Roraima
Augusto Botelho propõe criação de zona franca em Roraima
Augusto Botelho alerta que incêndios podem provocar nova catástrofe em Roraima
Augusto Botelho: "PAC já é realidade em Roraima"