Augusto Botelho apresenta projeto que exige plebiscito para criação de unidades de conservação federais



O senador Augusto Botelho (PT-RR) apresentou em Plenário, nesta segunda-feira (14), projeto de lei que torna obrigatória a realização de plebiscito nos estados em que se pretenda criar unidades federais de conservação da natureza.

- Temos a convicção de que é absolutamente legítimo que o processo de criação de unidades federais de conservação tenha como marcos iniciais não apenas a realização e divulgação dos estudos técnicos necessários, mas também a consulta, mediante plebiscito, à população do estado da Federação que abrigará a unidade - disse.

Na avaliação do parlamentar, deixar a decisão de criação de unidades de conservação somente à União, e ignorar a opinião da população diretamente afetada pela medida, como ocorre hoje, implica em menosprezar o princípio federativo, base do ordenamento político brasileiro e uma das cláusulas pétreas da Constituição de 1988.

A proposição altera a Lei nº 9.985/2000, que regulamenta o artigo 225, parágrafo 1º, incisos I, II, III e VII da Constituição, instituindo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.



14/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho protesta contra ampliação de unidades de conservação em Roraima

Marcos Guerra apresenta documento que contesta criação de unidades de conservação no Espírito Santo

Augusto Botelho apresenta projeto que consolida leis sobre cultura

Augusto Botelho quer plebiscito sobre Raposa Serra do Sol

Augusto Botelho elogia política de saúde do Executivo para servidores públicos federais

Unidades de conservação federais ocupam 9% do território