Augusto Botelho protesta contra ampliação de unidades de conservação em Roraima




O senador Augusto Botelho (sem partido-RR) protestou contra a intenção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade de ampliar três unidades de conservação existentes em Roraima: a Estação Ecológica de Maracá, que é uma ilha; o Parque Nacional do Viruá; e a Reserva Florestal do Parima. De acordo com o parlamentar, é "mais um absurdo" que querem fazer no estado.

Com a ampliação, as três áreas somariam 14% da área total do estado, de 224 mil quilômetros quadrados. Augusto Botelho frisou que as reservas indígenas e as áreas de conservação já ocupam mais da metade do território roraimense: de acordo com o Instituto de Terras e Colonização do Estado de Roraima, 45,40% das terras são reservas indígenas e 8,86% são unidades de conservação. Outros 28,51% são do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); 1,23%, do Exército; 10,59%, do governo estadual; e 5,41% são terras particulares.

O senador lembrou que em outubro deste ano o Instituto Chico Mendes desistiu temporariamente da criação da 9ª unidade de conservação em Roraima, o Parque Nacional do Lavrado, na região da Serra da Lua, município de Bonfim.

- Se forem criar essa área do lavrado vão botar para fora algumas pessoas que saíram há mais tempo da (reserva indígena) Raposa-Serra do Sol e conseguiram comprar terra lá - afirmou o parlamentar, ressalvando que essas não são as pessoas que foram expulsas mais recentemente, mas que saíram anteriormente, antes da demarcação da reserva.

Augusto Botelho perguntou se a ampliação dessas três áreas de conservação em Roraima é realmente necessária. Segundo ele, grande parte da população de Roraima pensa que não.

- Temos que discutir melhor os parâmetros usados para tomar essa decisão, pois a grande maioria da população do meu estado é contra. Roraima precisa de incentivos para crescer, para se desenvolver, e precisamos de mais recursos para investir principalmente na saúde e na educação, que, no meu estado, estão precárias. Não é de áreas maiores de conservação que Roraima e o Brasil precisam - afirmou o parlamentar.



07/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho protesta contra suposta tentativa de criação de reserva em Roraima

Augusto Botelho apresenta projeto que exige plebiscito para criação de unidades de conservação federais

Augusto Botelho comemora ampliação da rede de telefonia celular em Roraima

João Batista protesta contra criação de unidades de conservação sem previsão orçamentária e estudos prévios

Augusto Botelho: "PAC já é realidade em Roraima"

Augusto Botelho homenageia jornal de Roraima