Augusto Botelho elogia a "lei seca" para o trânsito



O senador Augusto Botelho (PT-RR) disse na noite desta quinta-feira (3) que a nova legislação que proíbe a ingestão de álcool por quem vai dirigir, em vigor desde 20 de junho, já está produzindo seus primeiros resultados positivos. O parlamentar mencionou, por exemplo, o esforço dos motoristas na busca por alternativas de transporte depois de consumirem bebidas.

Em razão da nova lei, o consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes já teria diminuído 25% em algumas cidades, como o Rio de Janeiro. O parlamentar lamentou, porém, que tragédias continuem ocorrendo. Em Brasília, um caminhoneiro embriagado bateu de frente com um carro de passeio e matou três pessoas.

Augusto Botelho disse que, "felizmente", a nova legislação pune severamente o motorista flagrado com qualquer quantidade de álcool no organismo. Nos 13 primeiros dias de validade das novas normas, a Polícia Rodoviária Federal prendeu 296 motoristas e multou 369. Antes da nova lei, a média diária de prisões nas rodovias federais por consumo de álcool era de apenas dez pessoas por dia.

O rigor se justifica, segundo o senador por causa do grande número de vidas perdidas no trânsito. Desde o início da guerra no Iraque, morreram, naquele país, cerca de 230 mil pessoas, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde. No Brasil, os acidentes de trânsito mataram 254 mil pessoas nos últimos oito anos.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) criticou aqueles que têm considerado a lei uma afronta à liberdade individual. Na opinião dele e de Augusto Botelho, deve prevalecer a liberdade daqueles que não querem beber antes de dirigir e anseiam por segurança no trânsito.



03/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho pede medidas para diminuir acidentes de trânsito

Augusto Botelho lamenta mortes no trânsito em Roraima

Augusto Botelho: 'lei seca' salvou a vida de 796 brasileiros

Augusto Botelho lamenta a ocorrência de acidentes com crianças no trânsito

Augusto Botelho comemora resultados positivos da Lei Seca, que completou um ano de vigência

Augusto Botelho elogia política de saúde do Executivo para servidores públicos federais