Augusto Botelho lamenta a ocorrência de acidentes com crianças no trânsito



Em pronunciamento nesta segunda-feira (10), o senador Augusto Botelho (PT-RR) lamentou o envolvimento cada vez mais freqüente de crianças em acidentes de trânsito em todo o país.

Em 2008, quase 3% das vítimas dos acidentes de trânsito em Roraima eram de crianças entre zero e 12 anos de idade, sendo que 8% desse total veio a falecer, disse o senador, citando dados da imprensa local.

Na avaliação de Augusto Botelho, os pais devem dirigir com mais responsabilidade e estar atentos às campanhas e normas de segurança editadas pelo governo, a exemplo da Resolução 277, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que detalha os cuidados a serem adotados, por faixa etária, no transporte de crianças em veículos automotores. A norma entrará em vigor a partir de junho de 2010, afirmou o senador.

- Atualmente, a resolução em vigor exige apenas que as crianças com menos de 10 anos devem ser transportadas em bancos traseiros e usar, individualmente, cinto de segurança ou sistema de retenção. As mudanças na resolução tratam especificamente dos itens de segurança por faixa etária - disse.

Augusto Botelho explicou que, pela nova resolução, crianças com até um ano de idade deverão ser transportadas obrigatoriamente em bebê-conforto. De um a 4 anos, em cadeiras reguláveis. Entre 4 e 7 anos e meio, a criança precisa estar em cima de assento de elevação e cinto de segurança e, a partir dessa idade até 10 anos, com o cinto de segurança, no banco traseiro.

De acordo com a nova resolução, os veículos escolares deverão contar obrigatoriamente com dispositivos de retenção para o transporte de crianças com segurança. Na hipótese de a quantidade de crianças com idade inferior a 10 anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro, a norma continuará autorizando o transporte daquela que tiver a maior estatura no banco dianteiro. A resolução também continuará mantendo a exigência de que somente crianças maiores de 7 anos de idade poderão ser transportadas em motocicletas.

Em aparte, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Tião Viana (PT-AC) manifestaram apoio ao discurso de Augusto Botelho.



10/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho pede medidas para diminuir acidentes de trânsito

Augusto Botelho lamenta mortes no trânsito em Roraima

Augusto Botelho elogia a "lei seca" para o trânsito

Augusto Botelho lamenta que servidores fiquem sem o 13º

Augusto Botelho lamenta estragos causados por chuva em Roraima

Augusto Botelho lamenta situação da BR-174 em Roraima e anuncia obras