Augusto Botelho homenageia 50 anos da Missão Evangélica da Amazônia



O senador Augusto Botelho (PT-RR), em discurso nesta quinta-feira (12), fez uma homenagem aos 50 anos da Missão Evangélica da Amazônia (Meva), a serem comemorados no dia 13 de fevereiro.

A Meva, atualmente presidida pelo missionário Milton de Camargo Sobrinho, é uma entidade missionária especializada em trabalho indígena que desde 1949 está em Roraima, fundada pelos missionários Mary e Neil Hawkins, para exercer um trabalho evangelístico entre os indígenas macuxi.

- O objetivo da Meva é ajudar as igrejas evangélicas a evangelizar os indígenas, sem, contudo, substituí-las, colocando-se como um elo entre estas e o campo missionário - explicou.

A missão disponibiliza infraestrutura e ações - como planejamento estratégico e apoio logístico - para que o acesso dos missionários aos locais onde residem os indígenas possa se dar de forma rápida e segura, explicou o senador. Ele narrou a evolução da instituição, desde a criação do Centro de Treinamento e Orientação para Missionários, na cidade de Bonfim, em 1956. A Meva conta atualmente com 62 missionários, entre brasileiros e estrangeiros - todos regularizados, como frisou - trabalhando em Roraima.

A instituição, disse ainda o senador, ajuda os indígenas a terem mais acesso à educação, atendimento de saúde e evangelização e no resgate da cultura indígena, com alfabetização na língua dos índios e registro das tradições orais, produção de cartilhas e livros de leitura nas línguas de cada etnia.

- Um exemplo é alfabetização de macuxis que é feita na língua macuxi e em português. A contribuição que esses missionários têm trazido para o nosso povo de Roraima é imensa e merece o nosso elogio e consideração - afirmou.



12/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho homenageia Ministério Público de Roraima pela passagem de seus 15 anos

Augusto Botelho homenageia médicos

Augusto Botelho homenageia médicos brasileiros

Augusto Botelho homenageia profissionais de enfermagem

Augusto Botelho homenageia profissionais da Enfermagem

Augusto Botelho homenageia jornal de Roraima