Augusto Botelho homenageia profissionais da Enfermagem



Ao discursar nesta quarta-feira (21), o senador Augusto Botelho (PT-RR) homenageou os enfermeiros e enfermeiras brasileiros lembrando que em 12 de maio foi comemorado o Dia do Enfermeiro, data instituída pelo presidente Getúlio Vargas em 1938. Entre 12 e 20 de maio, explicou o senador, comemora-se a Semana Brasileira da Enfermagem, criada por Juscelino Kubitschek em 1960.

Durante esse período, disse o senador, os Conselhos Regionais de Enfermagem promovem encontros, palestras e outras atividades para avaliar e divulgar a profissão, além de ações de esclarecimento à população sobre os cuidados de saúde.

Atualmente, informou Augusto Botelho, a enfermagem compreende mais de dez áreas de especialização, podendo os profissionais atuar em áreas e locais diversos, como centros cirúrgicos, unidades de terapia intensiva, pronto-socorros, hemodiálise, obstetrícia, planejamento familiar, creches, berçários, psiquiatria, geriatria, clínicas de repouso, atendimento domiciliar e resgate, entre outros.

- Saúdo os profissionais de enfermagem de todo o Brasil, homens e mulheres abnegados, que se dedicam, muitas vezes com graves renúncias pessoais, ao atendimento das comunidades mais carentes dos rincões mais afastados deste imenso país. As enfermeiras, os técnicos e técnicas de enfermagem, os enfermeiros e os auxiliares são os anjos da guarda dos pacientes internados nos hospitais - elogiou Augusto Botelho.

O 12 de maio foi escolhido, explicou o senador, por ser a data de nascimento de Florence Nightingale, inglesa nascida na Itália, considerada a fundadora da enfermagem por ter criado, em 1859, a primeira escola de enfermagem moderna. A enfermagem brasileira, acrescentou, tem como símbolo a baiana Ana Néri, que atuou durante a Guerra do Paraguai.

Atualmente, de acordo com Augusto Botelho, o Brasil conta com mais de 800 mil profissionais de enfermagem, porém mal distribuídos pelo território nacional.

- Na Região Norte há apenas 0,48 enfermeiro por mil habitantes; na Região Sul, 0,73. Roraima está ainda abaixo da média da região, com apenas 0,47 enfermeiro por mil habitantes - exemplificou Augusto Botelho, frisando que Roraima tem pouco mais de 200 enfermeiros, enquanto São Paulo tem cerca de 30 mil.

Em apartes, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Mão Santa (PMDB-PI) associaram-se à homenagem do colega.

- Sem eles, nós médicos não poderíamos exercer adequadamente nossa profissão - testemunhou Mozarildo.



21/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho homenageia profissionais da Enfermagem

Augusto Botelho homenageia médicos

Augusto Botelho homenageia médicos brasileiros

Augusto Botelho homenageia jornal de Roraima

Augusto Botelho homenageia escolas de Roraima

Augusto Botelho homenageia Corpo de Bombeiros