Augusto Botelho relembra leis aprovadas pelo Congresso para beneficiar deficientes
Ao elogiar a realização da 5ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, que está sendo promovida nesta semana pelo Senado, o senador Augusto Botelho (PT-RR) lembrou que o Congresso Nacional já aprovou diversos projetos de lei visando beneficiar as pessoas com necessidades especiais.
- O Congresso não está indiferente à luta pelos direitos dessas pessoas - afirmou ele durante pronunciamento nesta quarta-feira (16).
Entre outras propostas transformadas em lei, o senador citou a Lei 10.048, de 2000, que concede prioridade de atendimento a pessoas portadoras de deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo em repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos.
Também mencionou a Lei nº 10.098, de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e a Lei nº 10.182, de 2001, que restaurou a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis destinado sao uso de portadores de deficiência física.
O senador citou ainda outras leis e, em seguida, declarou que "esse conjunto de normas, aprovadas pelo Congresso, demonstra que o reconhecimento e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência estão entre as relevantes preocupações dos membros do Poder Legislativo".
16/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Augusto Botelho relembra conquistas para Roraima ao se despedir do Senado
Exposição registra principais leis aprovadas pelo Congresso nos últimos anos
Exposição registra principais leis aprovadas pelo Congresso nos últimos anos
Maioria das leis aprovadas pelo Congresso em 2005 teve origem no próprio Legislativo
Augusto Botelho apresenta projeto que consolida leis sobre cultura
Augusto Botelho: licitação de nova banda de celular vai beneficiar pequenas comunidades