Augusto destaca papel do agronegócio na economia brasileira



O senador Augusto Botelho (PDT-RR) considerou o agronegócio como o setor de máxima importância para o crescimento da economia brasileira e registrou que, em 2003, enquanto a economia do país teve, praticamente, crescimento zero, o PIB (produto interno bruto) rural cresceu 5%. Segundo o senador, os pequenos, médios e grandes produtores rurais contribuem enormemente para o progresso do Brasil.

- As atividades englobadas no agronegócio geram 17,7 milhões de empregos, 37% do total nacional. Elas renderam, em 2003, 30 bilhões de dólares em exportações, isto é, 42% das exportações do país - acrescentou.

De acordo com Augusto, o Brasil, que já era líder nas exportações de suco de laranja,açúcar, café e tabaco, passou a ser campeão mundial também na exportação de soja, de carne de frango e de carne bovina. Para o senador, essas vitórias não aconteceram por acaso: são fruto, em sua avaliação, da competência brasileira e de anos de muito trabalho, de ousadia, de esforço tecnológico, de disposição para investir e de um aproveitamento inteligente das vantagens brasileiras em matéria de clima, de água e de território.

Augusto destacou a importância da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), cujas pesquisas, afirmou, geraram uma verdadeira revolução tecnológica no âmbito da agropecuária. Augusto elogiou também a evolução tecnológica dos equipamentos que o país fabrica para a produção do açúcar, do feijão, do café e do algodão, para a criação de suínos, para o setor leiteiro e para a obtenção do biodiesel.



22/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alexandre Padilha destaca papel da saúde na economia brasileira

Sérgio Souza destaca papel da agricultura na economia brasileira

Valdir Raupp salienta o papel do agronegócio na economia

Osmar Dias ressalta papel do agronegócio no crescimento da economia do Paraná

Alckmin destaca a importância do agronegócio para a economia paulista

Walter Pinheiro destaca papel das mulheres na sociedade brasileira