Osmar Dias ressalta papel do agronegócio no crescimento da economia do Paraná



O senador Osmar Dias (PDT-PR) disse, em discurso nesta quarta-feira (9), que o agronegócio foi o grande responsável pelo crescimento da economia no seu estado, que deve superar o crescimento da economia nacional. Ele citou prognósticos de técnicos e especialistas segundo os quais o crescimento da economia nacional deve ficar acima de 6% ao ano, afirmando que no Paraná o índice de crescimento vai ficar acima disso, graças justamente ao agronegócio.

Osmar Dias salientou que o Paraná tem "uma vocação para a agricultura", notadamente para a agricultura familiar, atividade em que cerca de 350 mil produtores geram um milhão e cem mil empregos. Ele defendeu um programa permanente em benefício do setor, e criticou aqueles que ressaltam a importância da agricultura apenas em época de eleição.

O senador também criticou aqueles que menosprezam os defensores do agronegócio, apontando-os como "inimigos do estado". Ele ressaltou o crescimento deste setor no Paraná, nos últimos anos, acrescentando que os paranaenses têm aberto novas fronteiras e estão "espalhados pelo Brasil", levando tecnologia e ajudando a fazer do agronegócio brasileiro uma grande indústria de produção de alimentos, que são transformados e exportados e geram divisas e empregos. Ele frisou que é do agronegócio "que se tira o desenvolvimento do Paraná e do Brasil".

Osmar Dias lembrou ainda outros setores que têm contribuído para o crescimento da economia no Paraná, como a indústria automobilística, responsável por 12% das exportações do estado. Ele também mencionou o crescimento do setor de serviços e afirmou que o Paraná precisa de um projeto que possa tirar proveito dessas vocações do estado, aí incluído o turismo. Isso permitiria, em sua avaliação, que o Paraná se tornasse um estado de vanguarda no país: moderno, produtivo, com distribuição de renda e riquezas para todas regiões.

Segundo o senador, o Paraná também precisa de uma política de descentralização dos investimentos. Ele afirmou que o estado concentra "em uma faixa muito estreita" 75% dos investimentos, o que gera concentração de renda, desigualdades sociais e uma péssima distribuição da riqueza entre os municípios. Isso explica, disse o senador, por que um estado rico e desenvolvido como o Paraná tem 280 municípios - 70% do total - com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média nacional.

PIB

Osmar Dias também manifestou a sua satisfação com os números relativos ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, divulgados nesta semana.

- Muito bom será se o Brasil continuar crescendo e fechar o ano em torno de 7%. Teremos, aí, melhorado em muito a nossa economia e proporcionado oportunidade para muitos trabalhadores, principalmente para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho neste momento - concluiu.



09/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto destaca papel do agronegócio na economia brasileira

Valdir Raupp salienta o papel do agronegócio na economia

Osmar Dias analisa reflexos de MPs sobre agronegócio brasileiro

Osmar Dias diz que agronegócio pode se desenvolver com preservação ambiental

Osmar Dias diz que o agronegócio não pode ser tratado de forma pejorativa

Ideli elogia crescimento da economia e ressalta distribuição de renda no governo Lula