Sérgio Souza destaca papel da agricultura na economia brasileira



O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) ressaltou, nesta quarta-feira (1), o papel da agricultura na economia do Brasil. Ele parabenizou as pessoas que atuam no setor, em especial as do Paraná, pelo Dia do Agricultor, celebrado no último sábado (30), e disse que o trabalho que desenvolvem requer coragem e determinação.

– Trata-se de um trabalhador de coragem, que não se abate, falte chuva ou quando vem em demasia, quando chega o inverno, com geadas ou granizo, ou no sol escaldante do verão, deve sempre continuar firme e esperançoso trabalhando para garantir seu sustento.

O senador disse que a agricultura brasileira passa por um momento especial e lembrou que o PIB do agronegócio cresceu 5,7% em 2011. Sérgio Souza explicou que, se a agricultura fosse tirada do PIB brasileiro, o crescimento do país seria muito pequeno.

– Se tirarmos da balança comercial o PIB do agronegócio, as exportações brasileiras, o déficit na balança comercial superaria os US$50 bilhões – acrescentou.

Obstáculos

Sérgio Souza afirmou, entretanto, que os custos de produção no setor agrícola nacional são muito elevados, comprometendo a competitividade. Ele destacou também que as estradas brasileiras estão longe do ideal e que as redes ferroviária e hidroviária tampouco atendem de forma satisfatória a demanda do setor.

– Isso sem falar nas dificuldades decorrentes das intempéries climáticas que, infelizmente, têm se tornado mais frequentes nos últimos anos – disse.

O senador ressaltou medidas importantes adotadas pela presidente Dilma na defesa de interesses do setor agrícola, entre elas, a redução das taxas de juros para as operações de crédito rural e o aumento da verba destinada ao crédito agrícola.

Souza destacou que houve avanços em relação à crise enfrentada pela suinocultura brasileira, com a inclusão do segmento como beneficiário da MP 563/2012, que desonera a folha de pagamento de vários setores. Ele afirmou ainda que a aprovação do Código Florestal foi positiva, por levar segurança jurídica à agropecuária.

– O bordão do governo federal é “País rico é país sem miséria”. País sem miséria é povo sem fome. Povo sem fome passa pelo agricultor brasileiro produzindo alimentos de forma sustentável, equilibrada e crescente. É a nossa responsabilidade como Congresso Nacional lutar por isso – concluiu.



01/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza destaca sinais de recuperação da economia

Sérgio Souza destaca eleições no Conselho de Engenharia e Agricultura

Augusto destaca papel do agronegócio na economia brasileira

Alexandre Padilha destaca papel da saúde na economia brasileira

CAE terá papel importante na revisão do pacto federativo, afirma Sérgio Souza

Sérgio Souza manifesta preocupação com economia do Paraguai