Emissão de cheques sem fundos aumenta após cinco meses de queda



A emissão de cheques sem fundos voltou a crescer em novembro, após cinco meses de queda. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundo divulgado nesta segunda-feira (20), 1,68% dos cheques depositados em novembro não foi compensado por falta de dinheiro em conta. Em outubro, esse percentual era de 1,56%.

Para a Serasa, o aumento deve-se principalmente ao uso do cheque nas compras do Dia da Criança. Segundo o relatório da empresa sobre inadimplência, em outubro mais consumidores usaram o cheque para não comprometer o limite das outras formas de crédito. Alguns, porém, não conseguiram arcar com essas dívidas no mês seguinte.

O indicador da Serasa apontou também que, apesar do aumento do número de cheques devolvidos, a quantidade de cheques sem fundos em novembro é a menor para este mês desde 2005. Foram 1,6 milhão de cheques sem fundo, contra 95 milhões de compensados.

Ainda de acordo com a Serasa, a inadimplência dos cheques vem caindo neste ano. Nos 11 meses de 2010, 1,77% dos cheques eram sem fundos. Durante o mesmo período do ano passado, o percentual era de 2,17%.


Fonte:
Agência Brasil



20/12/2010 15:52


Artigos Relacionados


Cresce emissão de cheques sem fundos em outubro

Aumenta número de cheques sem fundos em março

Depois de três meses em queda, confiança do consumidor aumenta em junho

Produção industrial cresce 0,2% em janeiro, após dois meses de queda

Produção industrial volta a crescer em março após seis meses de queda, diz CNI

COMBATE AOS CHEQUES SEM FUNDOS