Aumento da carga tributária é preocupante, diz Luiz Pontes



O senador Luiz Pontes (PSDB-CE) disse que está preocupado com o aumento da carga tributária no país. Segundo ele, os tributos foram elevados 1,2 ponto percentual no primeiro semestre de 2004 em relação ao mesmo período do ano passado, representando, conforme observou, um aumento de arrecadação da ordem de R$ 28,05 bilhões em impostos.

Luiz Pontes fez essas afirmações tomando por base análise realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) referente à evolução de tributos no país e publicada no site "Primeira Página", além de vários jornais brasileiros.

O estudo mostra também, conforme informou o senador, que no primeiro semestre deste ano a carga tributária representou 38,11% do Produto Interno Bruto (PIB), contra 36,91% de igual período do ano passado.

Depois de pedir a transcrição nos Anais da Casa da matéria mostrando o aumento dos impostos, denominada "Fome fiscal - carga tributária continua crescendo", Luiz Pontes acrescentou, ainda com base na análise, que a previsão do instituto é que a média per capita de impostos pagos pelos brasileiros para 2004 chegue a R$ 3.590,00, uma elevação de 14% em relação a todo o ano de 2003.



07/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa critica aumento da carga tributária

Senadores temem aumento da carga tributária

PFL protesta contra aumento da carga tributária

Garibaldi lamenta aumento da carga tributária

MP 107: senadores se queixam do aumento da carga tributária

Líder do PSDB critica aumento da carga tributária