Líder do PSDB critica aumento da carga tributária
- Qualquer filme que vier a ser produzido, distribuído ou exibido, nada ficará isento de mais uma taxa -, reclamou. Ele comentou que o governo se lança a todo custo numa “meteórica” espiral de arrecadação. “O governo petista cria, amplia e inventa impostos e taxas. Não pense, porém, esse mesmo governo, que o povo nada vê. Vê e sente, na pele, o pesado fardo tributário”, advertiu.
Arthur Virgílio contou que recebeu no seu gabinete proposta feita pelo 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Luiz Fernando, sugerindo que a sociedade civil realize uma campanha nacional contra essa ânsia do Fisco do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No início do documento, há dois parágrafos muito “didáticos”, na avaliação de Arthur Virgílio, que mostra “o resultado da farra fiscal do governo petista”.
O senador destacou alguns desses trechos. Conforme os cálculos encaminhados pelo vereador, uma família com renda mensal de R$ 5 mil compromete 65,7% desse valor com tributos e contribuições diretas (R$ 1.269) e com gastos sociais que deveriam ser custeados pelo governo, como saúde,educação e segurança.
O vereador, segundo relato de Arthur Virgílio, também evidenciou “a cruel realidade” do que acontece no país, onde “o governo petista devora quase 40% do que se produz, mantendo a maior carga tributária do planeta”. Alguns dos exemplos encaminhados por Luiz Fernando, continuou o senador, mostram que o brasileiro paga nada menos do que 37% do valor de um litro de óleo de cozinha em impostos, 53% no litro de gasolina, 47% no refrigerante, 46,6% da conta de telefone e 45,8% da conta de energia elétrica.Virgílio pediu que o documento seja registrado nos anais do Senado.
13/08/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa critica aumento da carga tributária
Flexa Ribeiro critica proposta de aumento da carga tributária
Rabello de Castro critica aumento da carga tributária: "É cobra que engole o próprio rabo"
Mercadante contesta PSDB: carga tributária não aumentou e nem vai aumentar
Alvaro Dias diz que PSDB não aceitará reposição de carga tributária
Alvaro Dias diz que PSDB não aceitará reposição de carga tributária