Autoridades aguardam remessa da Conab para alimentar haitianos



As autoridades de Brasileia, município do Sul do estado do Acre, aguardam a chegada da nova remessa de alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para ser distribuída aos mais de dois mil haitianos que entraram ilegalmente pela fronteira com o Peru. A primeira remessa, de dez toneladas, chegou há dez dias e já acabou, de acordo com a prefeita da cidade, Leila Galvão.

Por enquanto, o governo do Acre contrata empresas de alimentação para que forneçam almoço e jantar aos refugiados. A prefeita disse que as refeições são servidas em restaurantes e bares de Brasileia.

Outra preocupação das autoridades locais é quanto à possibilidade de permanência dessas pessoas por um longo período de maneira ilegal no País. Depois de reunião com a Polícia Federal, as prefeituras de Brasileia e Epitaciolândia passaram a auxiliar o processo de emissão dos vistos de permanência dos haitianos no Brasil. Quatro funcionários recolhem informações e documentos necessários para a emissão de vistos.

Com o reforço, a Polícia Federal vai aumentar o atendimento diário de 40 para 50 pessoas. A expectativa é de que em 30 dias os refugiados possam ter os vistos de permanência autorizados. A chegada de imigrantes em Brasileia, no entanto, só aumenta. Por se tratar de uma cidade pequena, com 15 mil habitantes na área urbana, Brasileia tem estrutura limitada de hotéis, pousadas, postos de saúde, escolas e restaurantes. Segundo a prefeitura, moradores estão impacientes com a presença dos haitianos.

“Precisamos conviver com eles. É uma questão humanitária, mas fica na população um sentimento de transtorno e de que os governos do estado e do município têm preocupação maior com os haitianos do que com a população”, disse a prefeita. Ela admite que a ociosidade da maioria dos haitianos pode “gerar uma situação adversa”.

 

Fonte:
Agência Brasil



04/01/2012 16:42


Artigos Relacionados


Conab negocia nova remessa de milho para região da Sudene

Anibal Diniz comemora início da regularização de haitianos que aguardam ingresso no país

Consumo de suplemento alimentar pode causar danos à saúde, alertam autoridades

Embrapa envia remessa de sementes para a Noruega

CAE examina mudança na lei para facilitar remessa de até US$ 10 mil ao exterior

Senadores querem CPI para investigar remessa ilegal de dinheiro