Autoridades argentinas participam de debate na CDH sobre direitos dos homossexuais



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza nesta quinta-feira (29), às 9h, audiência pública para debater os direitos dos homossexuais. Um dos temas em discussão será a experiência da Argentina que, em julho de 2010, tornou-se o primeiro país da América Latina a reconhecer em nível nacional o casamento gay. Os parlamentares ouvirão os relatos da juíza argentina Gabriela Seijas e da deputada por Buenos Aires Cecília Merchan.

Também participam da audiência, requerida pela senadora Marinor Brito (PSOL-PA), a ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, além de Nadine Borges, representando a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O encontro, que será realizado no Auditório Petrônio Portela, do Senado, vai abrigar o seminário Famílias pela Igualdade, promovido pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), que propôs o seminário, explica que o objetivo é debater o direito de família e os desafios impostos pelas novas configurações familiares.

No mesmo dia do seminário, será lançada a campanha Famílias pela Igualdade, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a questão por meio da exposição de fotografias, acompanhadas de depoimentos, de pais e mães de lésbicas, gays, Bissexuais e transexuais.

As fotos estão em exposição no Espaço do Servidor, localizado no Anexo 2 da Câmara dos Deputados. Também na quinta-feira, dia do seminário, ocorre a pré-estréia do filme Elvis & Madona, do diretor Marcelo Laffitte, que aborda a vida de um casal formado por um travesti e uma lésbica. As atrizes Simone Spoladore e Maitê Proença já confirmaram presença no evento, que é aberto ao público.

Marco Antonio Reis / Agência Senado
(Com informações da Agência Câmara)



28/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Encerrado debate sobre direitos dos homossexuais

Autoridades em direitos humanos do Mercosul participam de evento em Buenos Aires

Ana Rita negocia com Renan e índios participam de debate sobre perda de seus direitos

Educação é tema de encontro entre presidente da CE e autoridades argentinas

CDH abre audiência sobre direitos dos homossexuais

Aprovada realização de debate sobre projeto contra discriminação de homossexuais