Autoridades discutem liberação de recursos para Ciência e Tecnologia no Norte
A reunião entre diretores da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), secretários da Ciência e Tecnologia da região Norte, representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP), Conselho Nacional de Secretários de C&T (Consect), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e instituições de pesquisa, na última sexta-feira (19), discutiu a liberação imediata dos recursos destinados à Ciência e Tecnologia (C&T) para desenvolvimento do setor na região Norte.
Esses recursos vêm da aplicação de 1,5% das liberações do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), que devem ser destinados ao Fundo de Ciência e Tecnologia, mas que ainda dependem de dotação orçamentária para serem viabilizados. Outra decisão foi a desburocratização e a liberação imediata dos primeiros R$ 3 milhões já disponíveis e a consolidação de uma frente de atuação conjunta junto à bancada federal e os governos estaduais, para que sejam disponibilizados os demais R$13 milhões.
As autoridades rediscutiram a operacionalização desses recursos e propuseram que eles sejam disponibilizados não mais por meio de edital, como já havia sido acordado e aprovado pelo Conselho Deliberativo (Condel) da Sudam, no ano passado, mas diretamente por convênios entre a Sudam e os governos dos estados da Amazônia.
Como a modalidade já havia sido aprovada pelo Condel, a nova proposta deverá ser submetida, novamente, ao Conselho, em maio, em Rio Branco, no Acre. Para agilizar a liberação dos recursos, o superintendente Djalma Melo
O representante do Consect, Alberto Peverati, afirmou que a comunidade científica deseja expandir as formas de investimentos no setor, buscando novas fontes de financiamento de projetos. Segundo ele, esses recursos administrados pela Sudam são uma alternativa para potencializar a área na Amazônia.
Fonte:
Sudam
22/03/2010 19:01
Artigos Relacionados
Senadores discutem ciência e tecnologia para o desenvolvimento da Amazônia
Brasil e Canadá discutem parceria em ciência e tecnologia para oceanos
Autoridades pedem rapidez na liberação de recursos para obras da Copa em Manaus e Porto Alegre
Mais recursos para ciência e tecnologia nas regiões que sediam projetos de exploração de recursos naturais
Unicamp: Seminário de Ciência e Tecnologia reúne autoridades da América Latina
Brasileiros e alemães discutem parcerias em Ciência e Tecnologia