Brasil e Canadá discutem parceria em ciência e tecnologia para oceanos



Pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia oceânica do Brasil e do Canadá estão discutindo a elaboração de programa conjunto de pesquisas em ciências do mar. Eles estão reunidos no 1º workshop Brasil-Canadá em Ciência e Tecnologia para Oceanos, iniciado na terça-feira (8), no Rio de Janeiro. A coordenadora-geral de Mar e Antártica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Janice Trotte Duhá, participa como mediadora e palestrante do evento, que termina nesta sexta-feira (11).

Na primeira etapa do workshop, especialistas em ciência e tecnologia oceânica de grandes empresas do Canadá apresentaram dados e análises sobre a estrutura e o funcionamento dos setores industriais, educacionais e governamentais do seu país, no que se refere ao desenvolvimento do setor. Em uma segunda etapa, representantes brasileiros, entre estudiosos e profissionais especializados em estudos de oceano, falaram sobre infraestrutura, projetos e funcionamento das áreas industriais e educacionais do Brasil, voltados ao segmento.

Janice Trotte falou sobre os objetivos e projetos do MCTI, relacionados à pesquisa e desenvolvimento da ciência e tecnologia (P&D) para os oceanos, como o Programa Brasileiro na Antártida; o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Mudanças Climáticas e o programa Ciência sem Fronteiras.

“Estamos neste workshop desenvolvendo competências de ponta [top expertise] em ciência e desenvolvimento tecnológico para oceanos. Além de trocarmos experiências e informações, estamos trabalhando para atrair manifestações sólidas de apoio e investimento a projetos ligados a ciência e tecnologia no Brasil”, ressalta a coordenadora. 

Como resultado final do evento, os participantes querem estabelecer propostas conjuntas de projetos científicos e tecnológicos no setor de P&D para oceanos, a serem submetidos para aprovação e financiamento dos dois países. A forma de trabalho, as necessidades orçamentárias e as possíveis fontes de financiamento também estão sendo discutidas durante o evento.

 

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



11/05/2012 12:32


Artigos Relacionados


Brasil e Rússia discutem parceria em energia, ciência e educação

Brasil e Espanha firmam parceria em projetos de ciência e tecnologia

Brasil e Alemanha discutem cooperação internacional na área de ciência e tecnologia

Brasil e Coreia do Sul querem ampliar parceria em comércio, ciência e tecnologia

Senadores discutem ciência e tecnologia para o desenvolvimento da Amazônia

Autoridades discutem liberação de recursos para Ciência e Tecnologia no Norte