Avião protótipo da FAB faz primeiro pouso automático



O protótipo do Veículo Aéreo Não Tripulado Acauã realizou, pela primeira vez, no sábado (23), um pouso automático com o sistema desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE. O projeto tem o objetivo de desenvolver a tecnologia de um Sistema de Decolagem e Pouso Automáticos (DPA) para Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant). A operação foi realizada na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga (SP).

Essa foi a nona etapa do projeto, que consistiu na execução do pouso automático totalmente controlado pelo computador de bordo, o que incluiu as fases de rampa de aproximação de precisão; alinhamento e nivelamento antes do toque na pista; corrida no solo e parada total da aeronave. Foram executados ao todo cinco voos com o Protótipo 3 do Vant Acauã, sendo que dois voos tiveram o pouso de forma automática.

Poucos países no mundo dominam as tecnologias de controle necessárias para a decolagem e pouso automáticos de veículos aéreos não tripulados de maior porte. Essa capacidade possibilita a diminuição de acidentes durante fases críticas do voo, além de permitir que o Vant opere em condições meteorológicas adversas, como no caso de nevoeiros.

As tecnologias pesquisadas pelo Projeto DPA-Vant poderão ser desenvolvidas por empresas nacionais e incorporadas em futuros Vants de emprego operacional das Forças Armadas Brasileiras.

Com quatro anos de trabalho, o Projeto DPA-Vant realizou nove campanhas de ensaios, sendo cinco de ensaios em voo e quatro de ensaios no solo com corridas na pista. A meta de decolagem automática foi atingida durante a sexta campanha, em agosto de 2013. 

A meta do pouso automático foi atingida durante a nona campanha, que contou com cerca de 40 profissionais participantes. Entre eles, integrantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), além das empresas contratadas: BCC, responsável pelo software embarcado; e Flight Technologies, responsável pelo piloto automático.

A AFA teve papel essencial para o sucesso da operação. A instituição disponibilizou um helicóptero H-50 Esquilo para exercer a função de aeronave de acompanhamento (“paquera”) durante os voos de ensaio.

Fonte:

Força Aérea Brasileira



28/11/2013 11:24


Artigos Relacionados


Ministro vai explicar pouso de avião francês no aeroporto de Manaus

AVIÃO SUSPEITO QUE NÃO CUMPRIR ORDEM DE POUSO PODE SER ABATIDO

Inácio Arruda protesta contra países europeus por recusa a pouso do avião de Evo Morales

Primeiro enterro formal de vítima de acidente com avião da Air France será nesta segunda-feira

Unesp: Protótipo de brinquedo multifuncional é premiado

CPTM: Protótipo de assento exclusivo para obesos é instalado na Barra Funda