Ministro vai explicar pouso de avião francês no aeroporto de Manaus
O ministro da Defesa, José Viegas Filho, prestará esclarecimentos na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sobre as circunstâncias que envolveram o pouso e a liberação de uma aeronave francesa, no dia 9 de julho, no Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus (AM). O requerimento para a reunião com o ministro, marcada para esta quarta-feira (20), às 18h30, foi apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR).
O avião militar francês, um Hércules C-130, permaneceu 96 horas em solo brasileiro. Segundo denúncia publicada pela revista Carta Capital , o objetivo da missão seria o de negociar com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) a libertação da ex-candidata à Presidência da Colômbia, Ingrid Betancourt. A revista também levantou a possibilidade da aeronave estar carregada de armamentos.
A embaixada francesa nega a versão divulgada pela revista brasileira e garante que os tripulantes do Hércules C-130, 11 militares e diplomatas da França, tinham como objetivo atender um apelo de familiares da senadora e de outros reféns por ajuda humanitária. Os franceses também negam que o avião estaria carregado de armas.
15/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministro da Defesa fala à CRE sobre avião francês
Avião protótipo da FAB faz primeiro pouso automático
AVIÃO SUSPEITO QUE NÃO CUMPRIR ORDEM DE POUSO PODE SER ABATIDO
Inácio Arruda protesta contra países europeus por recusa a pouso do avião de Evo Morales
Mozarildo quer que CRE investigue avião francês no Brasil
Tião Viana pede ampliação da pista de pouso do Aeroporto de Rio Branco