Avós da Praça de Maio querem dividir com Dilma experiências da luta contra ditadura militar



A presidenta da Associação das Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto, disse que terá uma conversa “de mulher para mulher” com a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, e irá compartilhar com ela experiências da luta contra a ditadura militar. As duas devem se encontrar na tarde desta segunda-feira (31), na Casa Rosada, sede do governo argentino. Além da representante das Avós da Praça de Maio, também participarão da conversa a representantes da Associação das Mães da Praça de Maio.

“Compartilhamos com ela a história de seu país, ela que foi vítima da ditadura militar brasileira e sabe o que fala quando o tema é direitos humanos. Dilma fez a gentileza de pedir o encontro e compartilhamos com ela nossas histórias de vida, de luta, de busca da verdade”, disse Estela De Carlotto.

Ao ser questionada se o Brasil deveria seguir o modelo de política de direitos humanos da Argentina, que está julgando e punindo os militares envolvidos em desaparecimentos e assassinatos durante a ditadura militar, ela respondeu que cada país deve seguir seu ritmo. “Não há uma fórmula, uma receita, cada país tem sua própria receita”.

O grupo das Avós da Praça de Maio busca, sobretudo, encontrar filhos de militantes políticos que foram retirados dos pais e entregues a outras famílias durante a ditadura militar argentina. Estela é uma das avós que, há 33 anos, busca notícias do neto, desde que a filha dela, Laura, foi presa pelos militares quando estava grávida. Ao nascer, o bebê foi separado da mãe e, pouco tempo depois, já em liberdade, Laura foi assassinada.

O encontro com as mães e avós da Praça de Maio foi pedido pela própria presidenta Dilma Rousseff.


Fonte:
Agência Brasil



24/02/2011 18:00


Artigos Relacionados


Dilma se reúne com as Mães da Praça de Maio durante viagem à Argentina

Ex-cabos da FAB querem garantir direito à indenização por perseguição durante a ditadura militar

Exposição retrata luta contra a ditadura no Brasil

Arthur Virgílio destaca a luta do PCdoB contra a ditadura

CCDH presente no aniversário do acervo de luta contra a ditadura

Livro beneficiado por Lei Rouanet resgata a luta da imprensa contra a ditadura