Arthur Virgílio destaca a luta do PCdoB contra a ditadura



 O senador Arthur Virgílio Neto, líder do PSDB, ao homenagear nesta quarta-feira (28) o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) pela passagem de seus 85 anos de existência, fez uma análise do comportamento do partido em sua luta contra a ditadura militar e salientou que, entre os partidos de esquerda, o PCdoB, destacou-se por ser radical, sem no entanto, ser sectário.

- Alguns partidos de esquerda, à época, sectarizaram suas posições, o que representaria um atraso no processo de transição democrática. A história condena aquela posição. O PCdoB considerado, então, de posições radicais mostrou que havia uma diferença entre ser radical e buscar a solução para os problemas sem ser sectário - elogiou o parlamentar.

Para Arthur Virgílio, se o partido tivesse agido de outra forma, Paulo Maluf teria sido escolhido pelo Colégio Eleitoral em lugar de Tancredo Neves, o que poderia ter levado a um retrocesso político, no delicado momento da transição para o retorno à democracia. O PCdoB, explicou o senador, juntamente com o PCB e o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) foi favorável à ida ao Colégio Eleitoral para "destronar o regime militar".

Arthur Virgílio afirmou cumprir "com prazer" o dever de homenagear o PCdoB, que em "diversos momentos especiais" da luta pela democracia no Brasil esteve presente, fazendo pressão popular, como na luta para que o país se engajasse contra os países que integravam o Eixo nazifascista durante a 2ª Guerra Mundial; e nas ditaduras getulista e militar.

O senador elogiou a capacidade de reciclagem do partido que mantém seu nome ao longo de "uma história acumulada de 85 anos", sem mudar de nome, e com lideranças em todos os setores da sociedade.

- Apesar de tantas diferenças no plano econômico e administrativas, não deixaremos de estar juntos se porventura alguma nuvem ditatorial acontecer outra vez - afirmou o parlamentar, que desejou vida longa ao PCdoB.

O senador foi aparteado pelo colega petista Tião Viana (AC) que salientou que seu partido, o PCdoB e o PSDB têm responsabilidades semelhantes com a democracia, apesar das diferentes concepções programáticas. Tião Viana elogiou ainda a capacidade do PCdoB de mobilizar as massas, virtude que outros partidos de esquerda não tinham.



28/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa destaca luta pela democracia nos 92 anos do PCdoB

Arthur Virgílio destaca denúncia contra Duda Mendonça

Arthur Virgílio destaca relatório do Cimi sobre abusos contra os índios

Arthur Virgílio homenageia presidentes da OAB no período da ditadura

Exposição retrata luta contra a ditadura no Brasil

Arthur Virgílio Filho, mesmo derrotado pelos golpistas, manteve oposição à Ditadura