Azeredo comemora retomada de negociações entre Mercosul e Comunidade Europeia



O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), considerou uma "grande notícia" a retomada das negociações para a formação de um acordo de livre comércio entre a Comunidade Europeia e o Mercosul, o que poderá aumentar para mais de R$ 15 bilhões o fluxo comercial para as duas regiões. Azeredo disse que não só o setor agrícola, mas também a indústria brasileira será beneficiada, com a ampliação de um enorme mercado:

- Sem dúvida, será fantástico, hoje temos tratado comercial apenas com Israel, porque o Brasil fica limitado pelos interesses do Mercosul, particulamente os da Argentina. Temos perdido muitas oportunidades comerciais. Com esse acordo de livre comércio, nossa siderurgia, nossa indústria têxtil, de calçados, de alimentos, ganhará competitividade e teremos boas condições de negociação com a China, por exemplo - disse o senador em entrevista à Agência Senado.

O senador Eduardo Azeredo acredita que até mesmo os Estados Unidos, diante de um acordo de tal magnitude, tentarão um acordo de livre comércio com o Mercosul, porque poderá perder a competição aqui no Brasil com produtos europeus.O senador lembrou que, desde 1995, estavam abertas as negociações entre Mercosul e União Européia, mas sempre houve dificuldades em relação ao protecionismo europeu à sua agricultura, principalmente por parte da França.



05/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil quer intensificar negociações entre Mercosul e União Europeia

Retomada de negociações com União Europeia agrada parlamentares

Mercosul e União Europeia retomam negociações, anuncia embaixador

TV SENADO DEBATE INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL COM COMUNIDADE EUROPÉIA

Presidenta do Senado da Bélgica propõe encontro entre parlamentares brasileiros e da Comunidade Européia em Bruxelas

Comissão do Mercosul apóia negociações entre empresários