Presidenta do Senado da Bélgica propõe encontro entre parlamentares brasileiros e da Comunidade Européia em Bruxelas
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado recebeu, nesta quinta-feira (23), a presidenta do senado belga, Anne-Marie Lizin,que propôs um encontro entre parlamentares do Brasil e de 26 representantes da Comunidade Européia em Bruxelas. A presidenta estava acompanhada do embaixador da Bélgica no Brasil, Johan Ballegeer, e de dois senadores, representantes dos partidos Democrata Cristão, Christian Brotcorne, e Liberal Flamengo, Paul Willie.
O presidente da CRE, senador Roberto Saturnino (PT-RJ), abriu a reunião salientando as boas relações existentes entre o Brasil e a Bélgica e expressou o interesse do Congresso Nacional em estreitar o intercâmbio entre os dois parlamentos para a troca de experiências no âmbito legislativo. Em resposta, Anne-Marie Lizin propôs que o encontro com representantes da Comunidade Européia.
O senador Paul Willie salientou o interesse de seu país pelo Brasil, como integrante do grupo de países denominado BRICs (Brasil-Rússia-Índia-China). Citou que este grupo, segundo previsões do economista Geffrey Sachs, terá, em 2010, 40% da população mundial e umProduto Interno Bruto (PIB) conjunto de US$ 12,4 trilhões.
- Queremos saber qual será o futuro do Brasil e, conseqüentemente, qual o nosso futuro com o Brasil - destacou.
Subsídios agrícolas
O senador Jefferson Peres (PDT-AM) indagou se a posição belga sobre a questão dos subsídios agrícolas europeus estaria mais para a postura liberal adotada pela Inglaterra ou conservadora como a defendida pela França.Em resposta, a presidenta Lizin, disse que, para a Bélgica, não há grandes conseqüências caso a Rodada de Doha venha a fracassar. No entanto, o senador do partido democrata cristão afirmou que a questão é complexa e muitas de suas facetas permanecem em aberto.
Para Brotcorne, é uma negociação difícil, quando se trata de regulamentar o comércio agrícola internacional, pela necessidade de considerar as especificidades de cada país. Explicou que a Bélgica quer acabar com os subsídios agrícolas da Comunidade Européia aos agricultores até 2014.
Países pobres
Indagado pela presidenta Lizin sobre o desenvolvimento dos países pobres, em particular o Continente Africano, no qual, segundo ela Bélgica e Brasil deverão atuar de forma conjunta, Saturnino respondeu que não há consenso entre os parlamentares brasileiros a respeito da introdução de uma taxa sobre as passagens aéreas, proposta discutida pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Jacques Chirac, da França, durante o Fórum Econômico Mundial.O parlamentar salientou o interesse do presidente Lula em reverter o quadro de desigualdade de distribuição de renda no Brasil e no mundo.
23/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dilma participa de encontro empresarial Brasil-União Europeia, na Bélgica
Renan homenageia presidenta do Senado da Bélgica
Azeredo comemora retomada de negociações entre Mercosul e Comunidade Europeia
Presidenta defende acordo entre União Europeia e Mercosul
DELEGAÇÃO DE PARLAMENTARES DA BÉLGICA VISITA O SENADO
TV Senado destaca aniversário de 50 anos da Comunidade Européia