Azeredo: declarações de Palocci encerram discussão sobre o contrato da dívida de Minas
Na reunião em que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado ouviu os ministros da Fazenda, Antonio Palocci, e do Planejamento, Guido Mantega, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) foi informado de que o contrato de renegociação da dívida de Minas Gerais, feito em seu governo, foi altamente vantajoso para o estado.
-Penso que V.Exª não encontrará em lugar nenhum do mundo a diferença de spread entre a sua dívida e a da União; nada que se possa dizer que há possibilidade de um acordo melhor-, afirmou o ministro Antonio Palocci.
Ante a pergunta de Azeredo sobre a possibilidade de Minas Gerais renegociar de forma mais favorável essa dívida, Palocci afirmou não haver qualquer possibilidade de rever os contratos feitos pelos estados, mesmo porque, se forem revistos, podem ficar mais desfavoráveis. Ele disse que, no ano passado, o governo federal rolou sua dívida a 44%, enquanto o governo de Minas Gerais pagava 7,5% de juros.
-Nem de pai para filho haveria uma diferença de juros dessa magnitude-, comentou o ministro, acrescentando que se os estados recorressem apenas ao mercado para resolver seus débitos, a situação de muitos deles seria de inviabilidade financeira e de desequilíbrio orçamentário.
Ao final da reunião, as declarações de Palocci levaram o ex-governador Eduardo Azeredo a fazer a seguinte declaração:
- Durante os quatro últimos anos, e até recentemente, tenho sido alvo de críticas, algumas as mais descabidas, de que a negociação da dívida não teria sido boa para o meu estado.
Azeredo lembrou que Pedro Parente, ex-ministro chefe da Casa Civil de Fernando Henrique Cardoso, já havia lhe informado que o contrato mineiro fora extremamente vantajoso para o estado. Com as declarações de Palocci, o senador Azeredo considerou encerrada a discussão sobre o contrato da dívida de Minas Gerais.
- Que se aguarde o julgamento da história - afirmou ele.
12/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Azeredo pede cautela sobre os casos de adulteração de leite em Minas
Azeredo questiona reportagem sobre dívida de estados
Azeredo protesta contra declarações de Marta Suplicy
Subcomissão convida Palocci e Mantega para falarem de dívida pública
Eduardo Siqueira Campos pede a Palocci solução para dívida do Prodecer
Minas e Energia assina contrato de concessão da Usina Colider