Azeredo defende medidas de inclusão social das pessoas com deficiência



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) defendeu nesta quarta-feira (26) a necessidade de ações de inclusão social, de fortalecimento de vínculos com as famílias e de socialização das pessoas com deficiência. Ele aproveitou a sessão plenária para comemorar a Semana Nacional do Excepcional, celebrada entre 21 e 28 de agosto. O senador também pediu melhorias nos serviços de saúde e educação disponíveis a essa parcela da população.

Azeredo fez elogios à atuação de parlamentares dedicados à causa. Um deles, é o deputado federal Eduardo Barbosa, colega de partido, também de Minas Gerais, presidente da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (APAES), pelo trabalho realizado por professores e professoras com as pessoas com deficiência há 45 anos nas Apaes de todo o Brasil.

No Senado, o parlamentar recordou o trabalho de Flávio Arns (PT-PR) na Subcomissão Permanente da Pessoa com Deficiência vinculada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Também elogiou o projeto de Estatuto da Pessoa com Deficiência (PL 7699/00) do senador Paulo Paim (PT-RS).

Azeredo defendeu a manutenção de incentivos às escolas que atendem alunos excepcionais, a despeito da tendência atual de inclusão do deficiente nas escolas públicas comuns. Ele afirmou que não há vagas para todos os que precisam nas escolas regulares. O senador encerrou o discurso com o slogan da Semana Nacional do Excepcional: "Eles brincam, sim; eles estudam, sim; eles são felizes, sim. Não há nada de excepcional nisso."



26/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pessoas portadoras de deficiência querem inclusão social

Pesquisa revela avanços e desafios na inclusão social de pessoas com deficiência

Expedito Júnior quer favorecer inclusão social de pessoas com deficiência visual

Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência realiza congresso sobre inclusão social

Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência realiza congresso sobre inclusão social

Paulo Paim defende inclusão de pessoas com deficiência