Azeredo defende proposta de trem-bala entre Porto Alegre-Torres



O deputado Paulo Azeredo(PDT) lançou ontem a idéia da implantação do trem-bala no Estado. Participaram do lançamento as prefeituras e câmaras de vereadores do Litoral Norte, que serão os primeiros beneficiados com o novo meio de transporte. O trem-bala inicialmente atenderia a ligação de Porto Alegre-Torres, com estações em Cidreira, Tramandaí e Capão da Canoa.

Para o deputado, o trem-bala incrementaria o turismo e os negócios, pois a sua finalidade é fazer a ligação entre Buenos Aires e o centro do País, passando por Porto Alegre, a capital do Mercosul. Azeredo entende que os governos Federal e Estadual devam aderir ao projeto, assim como a iniciativa privada. Ele ressaltou que o custo inicial da obra não ultrapassaria R$ 1 bilhão,o mesmo que o Trensurb investiu para estender a linha até o município de Canoas.

Mas a viabibilidade do projeto será discutida com a comunidade e com entidades representativas, assim como deverá contar com um parecer técnico dos órgãos competentes. As discussões deverão ser levadas para o Litoral Norte, sendo a primeira audiência em 10 de janeiro próximo, em Tramandaí. Até março, o deputado entende que será possível um parecer final sobre a implantação do trem-bala no Estado.


12/14/2001


Artigos Relacionados


Azeredo quer trem bala Porto Alegre-Florianópolis

Azeredo apresenta projeto do trem-bala para os municípios do litoral

Azeredo quer trem-bala para integrar praias e aquecer economia gaúcha

Porto Alegre terá aeromóvel que interligará estação de trem a aeroporto

Correios negociam participação na construção do trem-bala entre Rio e São Paulo

Flexa critica construção de trem bala entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro