Azeredo quer trem-bala para integrar praias e aquecer economia gaúcha
Ontem (13/12), na Assembléia Legislativa ocorreu o pré-lançamento do projeto Trem-bala Gaúcho, de autoria do deputado Paulo Azeredo (PDT), que interligará Porto Alegre a Torres pelo litoral em primeira instância. Fazem parte do projeto, também, conexões do trem de alta velocidade entre a capital gaúcha e Pelotas/ Rio Grande e Torres. Participaram do encontro o representante da diretoria do Trensurb, Francisco Schreinert, o diretor geral da secretária de transporte de Canoas, Edson Bonotto, vereador de Tapes, Génesio Morais, secretário de obras de Tramandaí, Antônio Rodrigues, entre outras autoridades.
O pré-lançamento teve como principal objetivo explanar os benefícios para o desenvolvimento do Estado, que terá crescimento de aproximadamente 12% nos setores que atingem a economia direta e indiretamente.
Tratando de um grande investimento, tem como primeira estância o consórcio de investidores da iniciativa privada, mais governos federal e estadual. Os representantes das prefeituras do litoral norte gaúcho que participaram da reunião, foram unânimes em afirmar que este projeto vai tirar as praias do isolamento atual fora da época do veraneio.
“Em primeiro lugar, o projeto deve ser visto de forma pioneira. É a audácia que leva ao desenvolvimento. No momento que compararmos a história do Trensurb, a elevação do nosso Estado ao primeiro mundo visualizamos o retorno de investimentos. O projeto está em estudo, temos que ver a sua viabilidade e ouvir a comunidade da região. Há várias etapas a serem transpostas, mas de todos os ângulos que se observa uma obra desta, o saldo do balanço, entre custo e benefício, é positivo”, destaca Azeredo.
12/14/2001
Artigos Relacionados
Azeredo quer trem bala Porto Alegre-Florianópolis
Azeredo apresenta projeto do trem-bala para os municípios do litoral
Azeredo defende proposta de trem-bala entre Porto Alegre-Torres
ACM Júnior quer que prazo para apresentação de propostas para o trem-bala seja ampliado
Agência lança edital de licitação para trem-bala
Governo defende ramal para Campinas do trem bala SP-RJ