Azeredo quer trem bala Porto Alegre-Florianópolis



Uma viagem de trem, Porto Alegre a Florianópolis, em pouco mais de duas horas. A proposta é do deputado Paulo Azeredo, do PDT, para quem a iniciativa pode se tornar realidade em, pelo menos, oito anos. Paulo Azeredo deseja ver aprovado pela Assembléia e pelo Governo do Estado a sua projeto de implantação de um trem de alta velocidade entre as duas capitais do Sul, num primeiro momento.

Ele argumenta que todas as praias do litoral norte gaúcho serão atendidas pelo trem rápido, já que os ramais seguiriam de Porto Alegre a Osório, passando entre Alvorada e Gravataí. De Osório iria até Torres e de lá até Florianópolis. Todas as cidades próximas dos pontos de embarque e desembarque seriam integradas ao trem via rodoviária.

A proposta que Paulo Azeredo pretende apresentar prevê a redução do número de veículos nas estadas e a conseqüente diminuição de acidentes, mortes e feridos no trânsito do Rio Grande do Sul. Com a utilização de um transporte que reduz para um terço o tempo gasto numa viagem até Torres, deve cair a muito menos da metade a quantidade de veículos de passeio nas estradas. A iniciativa vai, ainda, reduzir o número de ônibus de passageiros intermunicipal nas ruas de Porto Alegre, com todas as suas conseqüências positivas, inclusive a considerável queda da poluição por monóxido de carbono.

Paulo Azeredo vê, além da redução de tempo das viagens para todas as praias de Cidreira a Torres, muitos outros benefícios. Ele explica que muita gente gostaria de morar em cidades mais tranqüilas, porém precisa trabalhar em Porto Alegre ou na Região Metropolitana. Com a existência de um trem bala, ligando a capital a Torres em 45 minutos de viagem, esta pessoa passaria a morar na praia, poderia alugar ou se desfazer do imóvel que possui em Porto Alegre, como todas as pessoas de classe média que trabalham em Washington e moram em Boston.

Este seria o primeiro passo para a implantação de um trem de alta velocidade entre Buenos Ayres e São Paulo, passando por Montevidéu, ligando as duas maiores capitais da América do Sul, com 18 milhões de habitantes cada uma em suas regiões metropolitanas. Com isso, o Mercosul teria um elo de ligação muito forte para transporte de passageiros e de carga em tempo e custo reduzidos.

Além disso, a iniciativa partindo do Governo do Rio Grande do Sul como um todo – Legislativo e Executivo, com apoio do Judiciário locais – haveria um forte incremento dos setores da construção, matal-mecânico, metalúrgico, ferroviário, de prestação de serviços, imobiliário, de telecomunicações e turístico, entre outros, com a criação de milhares de emprego, nos mais diversos ramos da economia.

Paulo Azeredo está ciente dos altos custos da implantação de um trem de alta velocidade – em torno de oito milhões de reais o quilômetro. Porém, tem a certeza de que para obras de tal magnitude, o governo federal, os bancos de fomento internacionais e o própria setor privada aportariam os recursos necessários em contrapartida a iniciativa do governo do Estado.

Paulo Azeredo também sabe que esta obra não será realizada pelo atual governo, que pode dar inicio aos estudos de viabilidade, topográficos e geológicos enquanto a iniciativa privada se mobiliza para a ativação dos setores a serem envolvidos. Azeredo acredita que em oito anos poderemos estar usufruindo os benefícios de um trem bala como as principais capitais européias.

A proposta de Azeredo lembra a necessidade de um trem de alta velocidade entre Buenos Ayres e São Paulo, passando por Montevidéu, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, servindo, ainda, a todas as cidades próximas das estações de embarque e desembarque. No entanto, ele deseja que o Governo do Estado assuma, imediatamente, o trecho entre Porto Alegre e Torres.

No dia 13 de dezembro, às 10h, no plenarinho da Assembléia, Paulo Azeredo fará a primeira apresentação pública da idéia com dados técnicos e custo para o empresariado gaúcho, administradores públicos das regiões a serem atingidas, deputados e jornalistas.


12/05/2001


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