Azeredo defende que emigrantes brasileiros possam eleger seus representantes



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) defendeu nesta quinta-feira (16) a aprovação da proposta de emenda à Constituição que concede ao brasileiro residente no exterior o direito de eleger seus representantes no Parlamento (PEC 5/05). Ele disse que, na prática, a proposta, da qual foi o relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), cria circunscrições eleitorais especiais destinadas a viabilizar a eleição de representantes dos cidadãos brasileiros que residem em outros países. Atualmente, esses cidadãos têm o direito de votar apenas na eleição para presidente da República.

Azeredo assinalou que a possibilidade de eleger parlamentares favorecerá a proximidade entre quase três milhões de brasileiros que estão no exterior e que colaboram com o crescimento da economia enviando cerca de US$ 6 bilhões por ano para o Brasil.

- Estamos falando de tornar possível a incorporação ao processo político brasileiro de dois milhões de concidadãos, ou mais de dois milhões, que vivem em outros países, nem sempre por opção, mas por falta de oportunidade e trabalho aqui no Brasil - observou o relator da proposta, que está na pauta de votações do Plenário do Senado desde 21 de maio.

O autor da PEC, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), disse, em aparte, que a proposta é simples e não é uma novidade no mundo. Ele lembrou que países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, França e Itália já têm representações dos seus emigrantes e descendentes. Cristovam observou que a PEC não especifica quantos representantes seriam eleitos e nem como; apenas abre a possibilidade de que três milhões de brasileiros possam ter seus próprios representantes.



16/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Azeredo defende proposta que dá a brasileiros residentes no exterior direito de eleger representantes. Demóstenes vai retirar apoio.

Proposta permite a brasileiros residentes no exterior eleger representantes na Câmara

Emigrantes brasileiros que retornam ao País terão agência de apoio

Íris de Araújo alerta para situação de emigrantes brasileiros ilegais

Aprovado projeto que anistia registro incorreto de filhos de emigrantes brasileiros

Senadores votam criação de poupança a emigrantes para beneficiar brasileiros no exterior