Azeredo defende proposta que dá a brasileiros residentes no exterior direito de eleger representantes. Demóstenes vai retirar apoio.



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) afirmou que a proposta de emenda à Constituição (PEC 5/05) que dá aos brasileiros residentes no exterior o direito de eleger deputado federal, aprimora a representação popular. A PEC, que é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), foi aprovada em primeiro turno nesta quarta-feira (1º), no Plenário do Senado.

VEJA MAIS

- A PEC tem características modernas, essa representação já existe, por exemplo, na Itália e em Portugal. A proposta vai significar um apoio forte aos brasileiros que estão fora do Brasil do ponto de vista do direito de escolha dos seus representantes no Legislativo - disse o senador, que foi o relator da proposta na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Eduardo Azeredo acrescentou que a aprovação da PEC demonstra que o Senado está decidindo sobre temas importantes.

Já o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Demóstenes Torres (DEM-GO), disse que vai mudar de posição, no que diz respeito à proposta, na votação em segundo turno. Ele confirmou ter votado a favor, por indicação partidária, no Plenário, nesta quarta-feira (1º).

Ele disse que a proposta é democrática e fortalece os laços daqueles brasileiros com o país, mas que este não é o momento de ampliar a despesa do Legislativo.

- Acho que nós temos um número excessivo de parlamentares no país. Talvez com uma reforma, que reduza o número de deputados e senadores, nós possamos implantar essa representação - avaliou. Em Plenário, a proposta recebeu 59 votos favoráveis.

A proposta será votada ainda em segundo turno, quando o mérito não poderá ser discutido, apenas aspectos relativos à redação.



02/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta permite a brasileiros residentes no exterior eleger representantes na Câmara

Azeredo defende que emigrantes brasileiros possam eleger seus representantes

Aprovada em primeiro turno PEC que dá aos residentes no exterior direito de eleger deputados federais

Demóstenes vai mudar de posição na proposta que dá direito a voto para brasileiros no exterior

Cristovam pede a Sarney votação da PEC que garante a brasileiros no exterior o direito de eleger parlamentar

Relatório defende direitos dos brasileiros residentes no exterior