Azeredo destaca características de homem público de Tancredo, reflexos de sua personalidade
O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), em discurso durante a homenagem ao centenário de nascimento do ex-presidente Tancredo Neves, ocorrido nesta quarta-feira (3), ressaltou as características positivas do homem público, frisando que elas são reflexo de sua personalidade, de suas atitudes de ser humano.
- Não existisse a pessoa discreta, ponderada, comedida, moderada, concentrada, inteligente e perscrutadora como foi Tancredo, não haveria o Tancredo Neves estadista, o político talhado para enfrentar e resolver os difíceis problemas que ocorrem em crises aparentemente insolúveis - declarou o parlamentar.
O senador ressaltou que, detrás do homem público e dos cargos dos quais se investe, há sempre o ser humano. E é este quem, verdadeiramente, dá sentido à sua biografia política. As motivações, os gestos e as ações de cada político se explicam nas raízes da sua formação pessoal e se manifestam, concretamente, no seu caráter, pensamento e atitudes.
Para Azeredo, assim como os grandes estadistas da história mundial, Tancredo Neves, na história republicana brasileira, era "o homem certo no lugar certo". Nunca fugiu das convocações para gerir e solucionar conjunturas críticas da recém-instaurada democracia, e tinha "o caráter com têmpera apropriada para a luta".
- Tancredo encarnou a crença liberal e a fé na democracia e com elas fincou os marcos do seu caminho político - disse.
Ele fez uma detalhada descrição da trajetória política do ex-presidente, desde a época que estava ao lado de Getúlio Vargas até a transição democrática. Ele ressaltou a admiração pela personalidade e estilo de Tancredo e mencionou as relações de amizade que as famílias de ambos mantinham. Azeredo lembrou que se iniciou na vida pública como membro do MDB e como um dos quadros que integraram a sua administração no governo de Minas Gerais.
Tancredo Neves completaria 100 anos no dia 4 de março.
03/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
EDISON LOBÃO DESTACA PERSONALIDADE DE GEISEL
Eduardo Azeredo propõe sessão de homenagem a Tancredo Neves
Virgílio defende Eduardo Azeredo: "É um homem honrado que quer se defender"
Heráclito destaca legado de Tancredo para a democracia brasileira
Alencar: JK foi um homem público predestinado
FRANCELINO: KLEINÜBING FOI UM HOMEM PÚBLICO DE VERDADE