Azeredo pede apoio público a produtores atingidos por crise da Parmalat



O agravamento da crise da Parmalat, em atraso com o pagamento de salários de seus funcionários e de dívidas com fornecedores no Brasil, levou o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) a apelar por uma ação mais rápida do governo no sentido de tranqüilizar e dar suporte ao setor leiteiro nacional. A preocupação de Azeredo foi reforçada depois que a matriz da Parmalat, em Milão, divulgou nota oficial informando que não irá saldar os R$ 14 milhões devidos aos produtores brasileiros.

A situação dos pequenos e médios produtores é a que mais aflige o senador tucano. Conforme observou, a atual crise se abate sobre o setor no auge da estação mais produtiva, quando, apesar da vulnerabilidade de preços suscitada pelo maior volume de produção, é possível obter uma receita mais expressiva. Ele alertou que a dificuldade enfrentada pelo setor leiteiro pode não repercutir apenas na insolvência de produtores, mas comprometer toda a atividade rural do país.

- Em Minas Gerais, certamente as repercussões sociais, se a crise não for bem conduzida, podem ser muito graves - previu, lembrando que o estado tem uma produção leiteira anual de 6,5 bilhões de litros e fornece quase um terço do leite produzido no país. Além de Minas, os estados de Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco serão os mais prejudicados pela crise da multinacional italiana.

Na opinião do senador, o governo está subestimando a necessidade de informação, o mal-estar no meio rural e o potencial do impacto negativo sobre as esferas econômica e social da crise da Parmalat. Ao cobrar ações mais rápidas nesse episódio, recordou que as dificuldades financeiras da empresa italiana vieram a público em dezembro, com o calote de uma dívida de 150 milhões de euros e a descoberta de um rombo em sua contabilidade.



03/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan pede medidas emergenciais para amenizar crise da Parmalat

Maguito pede medidas corajosas do governo para enfrentar crise da Parmalat

Ivo Cassol pede anistia das dívidas de produtores atingidos por enchentes

Maldaner pede recursos para produtores atingidos pela seca no Sul

Lídice da Mata pede agilidade na distribuição de milho a produtores atingidos pela seca

Raupp se diz preocupado com crise da Parmalat