Azeredo pede investimentos em aeroportos antes da Copa e das Olimpíadas



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) manifestou nesta quinta-feira (22) sua preocupação em relação às condições em que se encontram os principais aeroportos brasileiros às vésperas de dois grandes eventos: a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Ele assinalou que cidades como Vitória e Goiânia sequer dispõem de aeroportos construídos adequadamente e reclamou novos investimentos no setor.

- São grandes cidades que precisam, urgentemente, de novas instalações. Além de Brasília, que não suporta mais o tráfego que aqui é exercido por aqueles que usam Brasília como um ponto de conexão. Inclusive no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Nós precisamos, também, em Belo Horizonte, dos investimentos que não estão acontecendo - afirmou.

Azeredo lembrou que é o autor de um projeto de lei (PLS 537/09) que obriga os aeroportos a oferecer elevadores para embarque e desembarque de pessoas portadoras de deficiência e/ou com mobilidade reduzida, quando não dispuserem de pontos de embarque ou quando a aeronave estacionar em posição remota. O PLS também prevê o transporte seguro desses passageiros entre o terminal e a aeronave. Ele informou que esse projeto já foi aprovado na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e ainda será discutido na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

- O setor de transportes é um dos mais relevantes para a política de acessibilidade. A utilização dos modernos meios de locomoção pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é condição para o exercício do direito de ir e vir - observou.



22/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede retorno social dos investimentos para a Copa e as Olimpíadas

Presidente do COB defende investimentos em aeroportos para a realização das Olimpíadas de 2016

Situação dos aeroportos para Copa e Olimpíadas será avaliada em audiência conjunta

Indústria de base acredita que há tempo para resolver problema dos aeroportos antes da Copa

Vídeo | Senado debate investimentos para Copa e Olimpíadas

Aeroportos vão estar prontos seis meses antes da Copa do Mundo de 2014, diz secretaria da aviação civil