Bahia vai comprar produtos da agricultura familiar para alimentação escolar



O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) abriu processo de seleção de cooperativas e associações para compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar na Bahia. Os produtos adquiridos serão destinados a escolas da rede estadual pública de ensino inscritas no Programa Estadual de Alimentação Escolar.

Para participar do edital os empreendimentos devem primeiro se credenciar no site da Secretaria Estadual de Educação (SEC), por meio de formulário eletrônico. Depois, é necessário fazer o cadastro para ser incluído no quadro de fornecedores do estado no site do ComprasNet.

Com a chamada, serão adquiridos nove gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar: farinha de mandioca, feijão, leite em pó, manteiga, mel, fubá de milho, milho para mungunzá, floco de milho e leite achocolatado em pó.

Para o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor (Degrav) da Secretária de Agricultura Familiar (SAF/MDA), Arnoldo de Campos, com a Lei da Alimentação Escolar os agricultores estão conseguindo inserir seus alimentos no mercado consumidor, agregando valor aos produtos e, com isso, ampliando a renda familiar.

A Lei nº 11.947/2009, determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para alimentação escolar na compra de produtos da agricultura familiar. De acordo com levantamento realizado pelo FNDE em 2010 a Bahia  possui, aproximadamente, 65 municípios que já adotaram a Lei da Alimentação Escolar. Dos 30% do repasse do FNDE para compra de alimentos da agricultura familiar, R$ 25 milhões foram destinados à Secretaria de Estado da Educação da Bahia em 2010.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário

 

11/03/2011 17:52


Artigos Relacionados


Produtos da agricultura familiar fazem parte da alimentação escolar no Amazonas

Supermercados vão comprar produtos da agricultura familiar dentro do Brasil Sem Miséria

Governo articula produtos da agricultura familiar para merenda escolar em RO

Cota para produtos da agricultura familiar na merenda escolar recebe críticas

Merenda escolar utiliza cada vez mais produtos da agricultura familiar

Hotéis de luxo da Bahia recebem catálogo com produtos da agricultura familiar