Balaio do Patrimônio movimenta Serra do Cipó



Nos dias 29 e 30 de outubro, as comunidades da Serra do Cipó, em Minas Gerais, estarão reunidas para conhecer os resultados do levantamento preliminar do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), realizado pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MG). O Balaio do Patrimônio – Serra do Cipó vai acontecer no Hotel Canto da Siriema, na cidade de Jaboticatubas, e tem como objetivo debater, em conjunto, as próximas etapas do trabalho.

O INRC foi realizado entre novembro de 2010 e junho de 2011, na região da Serra do Cipó, nas cidades de Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Itambé do Mato Dentro, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Santana do Riacho, Santo Antônio do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto. Neste levantamento preliminar, os técnicos do Iphan levaram em conta a riqueza cultural da região, identificada no Mapeamento Cultural de Minas Gerais realizado pelo Iphan-MG entre os anos de 2008 e 2009.

Nesta primeira etapa do INRC Serra do Cipó, foram identificados cerca de 380 bens culturais nas cinco categorias que organizam a metodologia: saberes e ofícios, formas de expressão, celebrações, lugares, edificações. Foi incluída uma sexta categoria - mestres e artesãos – em função da importância da identificação destas pessoas que detêm conhecimentos relacionados às artes tradicionais e populares, como a confecção de chapéus de palha, por exemplo. O levantamento e a proteção desses bens culturais garante que esses conhecimentos possam ser transmitidos às gerações futuras. 

Confira aqui a programação do Balaio do Patrimônio - Serra do Cipó.


Fonte:
Iphan



27/10/2011 15:54


Artigos Relacionados


Parque da Serra do Cipó inaugura novo espaço do visitante

Heráclito diz que Plano Nacional de Direitos Humanos é um 'balaio de temas conflitantes'

Pesquisa cataloga duas novas espécies de cipó

Acareação movimenta CPI

Workshop movimenta empresários e instituições de C&T

Nanotecnologia movimenta economia brasileira